28 / Março / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

VII Semana da Reabilitação Urbana propõe novo olhar sobre a cidade do Porto

31 de Outubro de 2019 às 11:01:37

tamanho da letra:

Agenda

A Semana da Reabilitação Urbana está de regresso à cidade do Porto entre os dias 11 e 15 de novembro, propondo, na sua 7ª edição, uma nova perspetiva sobre a evolução urbana da cidade.

Num momento em que o Porto atravessa uma nova dinâmica no investimento, no turismo e, por conseguinte, no imobiliário, o evento propõe-se olhar para este movimento transformador com um foco mais abrangente, tocando não só a reabilitação, como também a regeneração e a reutilização. 
“Temos que olhar para a cidade com um tecido em que é preciso intervir de forma integrada, mas com instrumentos distintos. É necessário continuar a reabilitar, mas é também fulcral requalificar e regenerar os territórios desocupados e estruturantes, bem como promover a reutilização de recursos e espaços que a cidade já dispõe. O denominador comum é o movimento “RE”, que, em última análise, significa agir no território com uma perspetiva de reforço do que este nos oferece e também do seu potencial por realizar”, comenta Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana. 

“REPORTO: Reabilitar, regenerar e reutilizar”

Sob o tema “REPORTO: Reabilitar, Regenerar e Reutilizar”, a VII Semana da Reabilitação Urbana vai decorrer no Palácio da Bolsa, em pleno centro histórico da cidade, contando com os apoios da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto. A organização é da Vida Imobiliária e a Promevi. 
Mantendo o seu caráter multidisciplinar e multifacetado, a Semana da Reabilitação Urbana promove um programa intenso de conferências, workshops, tertúlias e exposições, além de um passeio a obras da reabilitação na Baixa do Porto. Ao todo, são 15 sessões que envolvem mais de 125 intervenientes, destacando-se temas centrais como a habitação acessível, o novo regime legal da reabilitação urbana e a organização territorial no Porto, numa altura em que está em curso da revisão do Plano Diretor Municipal da cidade. 
Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre, dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria imobiliária. 
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado: Schmitt+Sohn, Secil, Barbot, Santander, Grupo San Jose, Hilti, CBRE, JLL, Predibisa, A400, Avenue, Mapei, Round Hill e R.U.-I.S. Nos patrocínios institucionais alinham a AICCOPN, ADENE, APPII, IMPIC, OET e GeCorpa. Os apoios institucionais cabem à APFIPP, IHRU, Ordem dos Engenheiros - RN, Ordem dos Arquitectos – SRN, FEUP, RICS, Porto Business Scholl, ANFAJE, ISEP, Ordem dos Economistas e Universidade Católica. 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.