22 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Desafios atuais e futuros do Setor em foco no «Mondial du Bâtiment 2019»

09 de Setembro de 2019 às 15:11:22

tamanho da letra:

Agenda

É já de 4 a 8 de novembro que o «Mondial du Bâtiment» vai reunir, em Paris-Nord Villepinte, os salões INTERCLIMA, IDÉOBAIN e BATIMAT, para levar a cabo a terceira edição de um dos mais reconhecidos eventos internacionais dos setores da Arquitetura e da Construção.

Considerada uma mostra incontornável por todos os agentes da fileira, o«Mondial du Bâtiment 2019» tem por objetivo funcionar como um observatório, de 360°, das transformações do Setor.

A menos de dois meses da sua abertura, o «Mondial du Bâtiment» exibe já uma dinâmica positiva, com uma grande representatividade, para cada um dos salões que o compõem, de empresas e profissionais da fileira da Construção.
Na sua terceira edição, o certame apresenta, uma vez mais, a maior oferta mundial de soluções e inovações para a atividade da Construção, seja ela de raiz, seja de renovação e reabilitação. «Trata-se de um espaço único para descobrir, nas melhores condições, as ofertas propostas pelos expositores », assegura a organização da feira, a Reed Expositions France.
Para atingir esse objetivo, a edição deste ano do « Mondial du Bâtiment» aposta na mesma estratégia que lhe garantiu o sucesso em 2017, ou seja, «na optimização das sinergias entre seis universos de profissões específicas e conectadas entre si, às quais se juntam, a partir de agora, duas nova áreas: a Construction Tech® e o Hors-Site».

Um espaço de exceção para descobrir as inovações

O INTERCLIMA vai colocar em evidência, nos Halls 1 e 2, todos os mercados da engenharia climática, da eficiência energética e do conforto em edifícios residenciais, sejam eles unifamiliares ou coletivos, terciários e industriais. Este salão estará diretamente conectado ao IDÉOBAIN e a todos os universos BATIMAT através da galeria.
Instalado no Hall 3, o IDÉOBAIN, universo das casas de banho, terá ligação direta com o setor Acessórios de Interiores do BATIMAT. Esta ligação, explica a Reed Expositions France, «visa dar resposta às expetativas dos prescritores, de poderem visitar facilmente todas as ofertas relacionadas com os espaços com mais vida de uma casa, incluindo as zonas húmidas.
O BATIMAT estender-se-á por 4 halls, sendo que no Hall 4 estará em destaque o setor do Design de interiores e de exteriores. O Hall 5A, por seu turno, reúne os setores das Máquinas e da Carpintaria/Ferragens.
O Hall 5B recebe as Ferramentas, o Material de estaleiro e, pela primeira vez, os veículos utilitários, ambos beneficiando de espaços exteriores adaptados para as demonstrações.
Entre os Halls 5A e 6, o novo espaço Construction Tech® irá patentear as soluções para a digitalização da Construção e a mais importante reunião de start-ups dedicadas à fileira. Acolhe também todos os organismos profissionais que animam a fileira. E, também em estreia no país em que este certame se realiza, o BATIMAT criou um setor inteiramente dedicado ao Off-Site, a construção pré-fabricada ou modular.

Um espaço priveligiado para decifrar as tendências

Paralelamente, em linha com as mutações do Setor e contando com um forte apoio dos sindicatos e das organisações profissionais, o «Mondial du Bâtiment 2019» será também um local único para «aceder a importantes fontes de informação e de descodificação dos novos desafios que esta indústria enfrenta», afirma a Reed Expositions France em comunicado, acrescentando que, «desta forma, o Mondial du Bâtiment disponibiliza um programa de animações e de momentos fortes nunca antes vistos na Europa. Lado a lado com a ofertas dos expositores e em complemento com as animações já existentes, aguarda-se uma série de acontecimentos imperdíveis em cada um dos três salões que compõem o encontro, designadamente: 

No INTERCLIMA:
- uma oferta inédita em energias renováveis;
- um vislumbre das soluções futuras, no espaço Innovation & Performance;
- um programa à medida para os proprietários;
- uma preparação para o desafio da qualidade do ar interior;
- uma oportunidade para descobrir a sua vocação ou econtrar emprego.

No IDÉOBAIN :
- um espaço único de inspiração e de criação;
- uma visão global das soluções para as grandes tendências, no Espace Projets & Solutions; 
- uma oportunidade única para obter informação e aprender.

No BATIMAT :
- um vislumbre da cidade do futuro;
- compreender as expetativas dos novos habitantes;
- descobrir os alojamentos flexíveis e reversíveis;
- uma descodificação do futuro da Construção;
- madeira, um material de todos os desafios;
- as soluções concretas para renovar e descarbonizar;
- o terciàrio, inteligente e produtor de energia;
- descobrir a revolução industrial da construção: MMC
- viver a experiência do estaleiro do futuro;
- participar na festa dos profissionais e das profissões.

Mobilização total para atrair e receber os profissionais

Em 2019, o «Mondial du Bâtiment» pôs mãos à obra para que todos os profissionais se possam juntar a este evento de referência.
Para o INTERCLIMA, três TGV’s, fretados com o apoio de players da indústria da climatização e provenientes de Bordéus, Lyon e Marselha, transportarão para a feira 4.000 técnicos de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado. Adicionalmente, diversos retalhistas  apoiaram a feira no transporte de profissionais em 50 autocarros que sairão de várias regiões.
Para o IDÉOBAIN, 750 canalizadores terão à sua disposição 15 autocarros para se deslocarem ao salão.
E para acederem ao BATIMAT, 2500 visitantes poderão utilizar 50 autocarros, estando igualmente previstas viagens de grupo, em TGV.
A tudo isto soma-se a organização diária de 500 navettes gratuitas, que efetuarão o trajeto do aeroporto Roissy CDG para o salão e vice-versa, assim a ligação com as principais estações de comboios da capital francesa.

Novos serviços à disposição do visitante

Por fim, refira-se que, para facilitar a vida dos visitantes ajudá-los a aproveitar ao máximo o seu tempo visita ao salão, os organizadores multiplicaram os serviços desta edição a esse nível. Assim e pela primeira vez, haverá mini-guias de visita dirigidos diretamente a cada categoria de profissionais/visitantes (comerciante/empresa, promotor/empreiteiro, gabinete de estudos etc…); visitas autónomas, por área de interesse; visitas guiadas; novo formato de sessões de apresentação que permitem avaliar todos os candidatos ao Prêmio de Inovação com base na sua área de interesse; e mecanismos de pesquisa para organizar a visita de acordo com o horário diário das atividades.
Guillaume Loizeaud, diretor do «Mondial du Bâtiment» explica que «o evento que se realiza no próximo mês de novembro é o culminar de um desafio que estabelecemos há dois anos: ser um parceiro dos atores da fileira apoiando-os diariamente com novos instrumentos dedicados, como o Batiradio, a estação de rádio on-line para a Indústria da Construção; o conceito «um olhar sobre a Arquitetura; a organização conjunta, com mais de 20 associações comerciais, do espaço Construction Tech®, para ajudar os profissionais a decifrarem e a entenderem o futuro da Indústria da Construção e das cidades de amanhã e a familiarizarem-se com as revoluções futuras desta indústria, tais como o Hors-site (construção modular), o IA, e o Carbono. A edição de 2019 está marcada por uma mobilização sem precedentes da fileira, o que ajudou à organização de momentos fortes que contribuirão para melhorar a experiência dos diferentes visitantes dos 3 salões».

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.