21 / Novembro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

"Competências Digitais para a Construção: Normalização, Capacitação e Internacionalização" em debate no dia 2 de julho

25 de Junho de 2019 às 15:54:23

tamanho da letra:

Agenda

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 2 de julho, uma conferência subordinada ao tema “Competências Digitais na Construção: Normalização, Capacitação e Internacionalização”.

O encontro pretende discutir o impacto da transformação digital na Indústria da Construção, focando três dimensões cruciais no processo de digitalização: a Normalização, a Capacitação e a Internacionalização. “Estas são dimensões que se inter-relacionam e que permitem criar uma base estratégica consistente para apoiar uma mudança suportada por processos e linguagens comuns, competências fortalecidas e renovadas e uma visão global adaptada às dinâmicas internacionais”, explica a OE na apresentação da conferência.
A Normalização surge, neste contexto, como uma base interoperável e estruturada que deve apoiar o processo de mudança e deve ser construída pela indústria e para a indústria, de forma coordenada. A Capacitação surge expondo e encarando as competências digitais como um passo incontornável no processo de modernização e reformulação da capacidade instalada, devendo ter uma perspetiva transversal e reformadora sobre a metodologia de trabalho tradicional. É importante compreender que nesta necessidade de formação e de criação de novas competências, incluem-se os mais diversos tipos de mão-de-obra, desde a menos qualificada à mais qualificada. Por fim, a dimensão Internacionalização surge com duas perspetivas distintas: por um lado, reconhecendo a progressiva globalização da indústria e a consequente necessidade de inovar para competir e, por outro lado, entendendo esta globalização como uma necessidade de alinhamento com as boas práticas internacionais. 
De salientar a participação da PTPC/ Cluster AEC na Sessão 4 – Capacitação e Certificação das Competências Digitais na Construção, na pessoa de Rita Moura, presidente da PTPC/ClusterAEC, em representação da Teixeira Duarte.
“É objetivo desta conferência discutir e debater cada uma destas dimensões, abrindo o caminho para um pensamento digital comum para a indústria da construção”, conclui-se.
Esta atividade é aberta a Membros e a Não Membros da Ordem do Engenheiros, devendo a inscrição ser feita até o dia 30 de junho no Balcão Único / SIGOE.

Consulte aqui o programa completo da conferência, que decorrerá entre as 9h30 e as 17h00, no auditório da Região Sul, em Lisboa.



Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.