29 / Março / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Palesta revela importância das diagrafias na construção de captações de água

20 de Fevereiro de 2019 às 11:56:07

tamanho da letra:

Agenda

O LNEG-Laboratório Nacional de Energia e Geologia realiza no próximo dia 7 de março a palestra ‘A interpretação de diagrafias em hidrogeologia: uma ferramenta fundamental para o sucesso da construção de captações de água’.

A iniciativa, que se insere no âmbito do Ciclo de Palestras 2019, terá como oradora Elsa Cristina Ramalho, doutorada em Geociências pela Universidade de Aveiro e Investigadora Auxiliar de I&D no IGM/INETI/LNEG.
Desenvolvidas inicialmente pela indústria petrolífera, a utilidade de diagrafias em hidrogeologia é hoje mais que reconhecida na elaboração do projeto de uma captação, na medida em que possibilitam a obtenção de um conjunto de propriedades físicas das formações atravessadas, que proporcionam dados fundamentais ao seu sucesso. Desta forma, permitem uma boa estimativa da qualidade química da água nativa a captar, definir a coluna das captações, estimar parâmetros hidráulicos dos aquíferos ou, ainda, identificar fraturas em rochas cristalinas e proceder a identificações e correlações litológicas entre diferentes furos, obtendo maiores rendimentos com menores custos. Consoante as sondas utilizadas, as diagrafias poderão ser aplicadas em furos entubados ou em open-hole. Em cada caso, as informações passíveis de ser obtidas variam consoante a situação do furo e os equipamentos e verbas disponíveis.
A presente palestra pretende mostrar aos técnicos ligados à hidrogeologia e outros, que a utilização de diagrafias permite tirar o melhor partido possível da informação adquirida ou já existente e, assim, melhorar o conhecimento geológico e hidrogeológico de dada região.
A inscrição na palestra, gratuita mas sujeita a confirmação, deverá ser feita em http://www.lneg.pt/divulgacao/eventos/778.
A iniciativa terá lugar pelas 16h00, no Auditório Carlos Ribeiro, no Polo do LNEG em Alfragide.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.