23 / Julho / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

A reforma da habitação em debate na abertura da VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto

21 de Novembro de 2018 às 14:21:05

tamanho da letra:

Agenda

A VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto vai dedicar o primeiro dia de trabalhos, 26 de novembro, às novas políticas de habitação, promovendo um debate sobre este tema com os grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP, a indústria imobiliária e a autarquia portuense.

Os deputados Hugo Pires, Maria Germana Rocha e Álvaro Castello-Branco representam, respetivamente, o PS, PSD e CDS-PP. Pelo setor imobiliário participam Hugo Santos Ferreira, vice-presidente Executivo da APPII, e Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN. Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio, intervem em nome da Câmara Municipal do Porto.
A VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto realiza-se no Palácio da Bolsa de 26 de novembro a 1 de dezembro. O evento é coorganizado pela Promevi e pela Vida Imobiliária, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto.
Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, sublinha que “a sociedade civil e os profissionais não podem alhear-se do momento essencial de discussão das políticas públicas de habitação. Por isso, a Semana da Reabilitação Urbana, cumprindo o seu papel de encontro entre os poderes públicos e a iniciativa privada, convidou os Grupos Parlamentares, o Município e os representantes associativos para discutir o que são as soluções de equilíbrio, que, de forma ponderada, asseguram o interesse público sem colocar em causa o necessário investimento”.
Com início pelas 16h15 e com moderação de Álvaro Santos, autor do livro “Reabilitação Urbana e a Sustentabilidade das Cidades”, a sessão de debate decorrerá após a sessão inaugural da VI Semana da Reabilitação Urbana do Porto, marcada para as 15h00 e com as intervenções de Ana Pinho, secretária de Estado da Habitação, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Jorge Macedo, presidente da Associação Comercial do Porto, e Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN.
Na atual edição, o mote das conferências centrais é dado pelo momento de vitalidade ímpar do Porto, mantendo-se o foco na reabilitação urbana e no impulso que esta deu à projeção e competitividade da cidade. Além das novas políticas públicas para a habitação, temas como o financiamento, sustentabilidade, alojamento local, inovação e tecnologia marcarão também a programação.

Primeiro Jantar de Líderes da Reabilitação Urbana

Reunindo empresas, associações, entidades públicas, universidades, turistas e habitantes da cidade em torno de um programa que inclui conferências, exposições, seminários, workshops e um atelier para crianças, a VI Semana da Reabilitação Urbana trará ainda uma novidade inédita, acolhendo o primeiro Jantar de Líderes da Reabilitação Urbana, a ter lugar no dia 27 de novembro. No Palácio da Bolsa estarão ainda presentes cerca de 35 entidades parceiras com espaços próprios de apresentação de produtos, serviços, ideias ou projetos na área da reabilitação urbana.
De vocação gratuita, este evento é de acesso livre e tem no seu ADN o objetivo de ampliar o debate sobre a reabilitação urbana e abordá-la numa perspetiva inclusiva, envolvendo todos os stakeholders deste movimento desde as empresas, às autarquias, governo central, universidades, ordens profissionais e associações, e todos os que usufruem das cidades, seja em lazer, trabalho ou para habitar.
A VI Semana da Reabilitação Urbana reflete o crescente apoio da sociedade civil, tecido empresarial, associativo e académico. Além dos apoios consolidados da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto, a nova edição tem como patrocinadores platina a Schmitt+Sohn Elevadores, a Secil, a Barbot, o Santander e a JLL. Na categoria ouro, a SanJose, a Hilti, Avenue, CBRE, Weber, Schneider, RU-IS, Predibisa, a A400 e a Round Hill Capital são as empresas patrocinadoras. A ADENE, APPII, IMPIC, OET e o GeCorpa são os patrocinadores institucionais. A APFIPP, APRUPP, IHRU, AO-SRN e OE-RN, FEUP e RICS são também apoios de ordem institucional.

 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.