18 / Janeiro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Simpósio Internacional “Cimento, betão armado e culturas construtiva” em análise no dia 30 de novembro

22 de Novembro de 2018 às 11:16:51

tamanho da letra:

Agenda

No próximo dia 30 de novembro, a partir das 9h00, terá lugar no Salão Nobre do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, o Simpósio Internacional “Cimento, betão armado e culturas construtivas: perspetivas europeias (séculos XIX-XX) / Cement, reinforced concrete and building culture: European perspectives in the 19th and 20th centuries".

O objetivo do Simpósio é reunir estudos de investigadores e académicos de diferentes países (Reino Unido, França, Itália, Bélgica, Suíça, Alemanha, Espanha e Portugal), de modo a obter uma visão panorâmica da mudança de paradigma na cultura construtiva que ocorreu por toda a Europa, a partir do século XIX. Esta transformação levou à transição de tradições de construir baseadas em alvenarias à base de argamassas de cal (a partir do século XIX combinadas inicialmente com ferro estrutural e depois com aço) para uma cultura construtiva baseada no cimento Portland nas suas variadas aplicações (tubos, mosaicos hidráulicos, elementos prefabricados) e nos sistemas construtivos do betão armado.
O evento organizado é financiado pelo projeto exploratório “From Lime to Portland Cement. Construction History and Building Cultures in Contemporary Portugal” (IF/00792/2014/CP1259/CT0001 – Programa Investigador FCT) e servirá para estabelecer uma ponte com outros estudos no mesmo âmbito que foram levados a cabo nos países representados no Simpósio. A iniciativa tem também o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção.

A entrada para o Simpósio, cujo programa pode ser consultado aqui, é livre, embora sujeita à lotação da sala.

 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.