21 / Setembro / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

dstgroup convida especialistas internacionais para debater evolução digital na Construção e nas cidades

23 de Maio de 2018 às 11:15:13

tamanho da letra:

Agenda

O dstgroup, em associação com a Universidade do Minho através do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), promove no próximo dia 25 de maio, no Fórum Braga, um dia inteiramente dedicado à “Evolução Digital na Construção e nas Cidades”.

A iniciativa insere-se na 3ª edição da Semana da Economia Braga, organizada pela InvestBraga, agência para a dinamização económica daquela cidade.
Com presença dos ministros da Economia e do Ambiente, Manuel Caldeira Cabral e José Pedro Matos Fernandes, respetivamente, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a sessão contará com convidados nacionais e internacionais ligados à área da evolução digital na Construção e sustentabilidade, que participarão em palestras, mesa-redonda, apresentações de empresas e da cátedra dst/IB-S: Smart Systems for Construction.
A sessão de trabalhos arranca às 9 h, com a cerimónia de abertura, presidida por Carlos Oliveira, da InvestBraga, e José Teixeira, presidente do dstgroup.
Segue-se uma apresentação de Vitor Cunha, titular da cátedra dst/IB-S: Smart Systems for Construction, lançada em junho do ano passado numa parceria conjunta entre o IB-S e o dstgroup. Sediada no IB-S, nomeadamente, no campus da Universidade do Minho em Azurém (Guimarães), a cátedra tem como objetivo principal repensar a Construção e reinventar esta indústria para uma maior competitividade e sustentabilidade, desenvolvendo soluções tecnológicas capazes de harmonizar o ambiente natural e construído, através de uma abordagem multidisciplinar.
Ziga Turk, autor reconhecido internacionalmente, professor catedrático da Universidade de Liubliana, foi ministro da Ciência, Educação, Cultura e Desporto, assim como Ministro do Desenvolvimento do Governo da Eslovénia. É investigador na área de “Bulding Information Management” e do papel da tecnologia e inovação no desenvolvimento global. A sua palestra intitula-se “Construção como Indústria 4.0”.
Após o coffee break segue-se a intervenção de Philippe Block, professor no Instituto de Tecnologia e Arquitetura de Zurique, com formação no MIT, nos EUA, que abordará a questão das “Tecnologias Disruptivas para a Arquitetura e Construção”, seguindo-se ainda Martin Pauli, Consultor Sénior e Gestor Estratégico da Arup, que fará uma reflexão sobre “O futuro da Construção: A Necessidade de uma Mudança Sistémica”.
Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, encerra os trabalhos da manhã.
A partir das 14h30, arranca uma Smart Tour, seguida da apresentação da mosaic, nova marca do dstgroup que pretende abordar, de uma forma integrada, o mercado das Smart Cities, oferecendo soluções tecnológicas que deem uma resposta completa aos desafios dos seus clientes, ao invés de vender produtos e serviços de forma avulsa e que requerem a integração pelo próprio cliente.
A “Economia Circular” é o tema central da mesa-redonda, agendada para as 16 h, que conta com moderação de Filipa Cardoso, diretora-executiva da revista Smart Cities, e participação de Cristiana Barbosa, administradora Executiva da AGERE, Fernando Castro, professor da Universidade do Minho, José Ataíde, diretor de Sustentabilidade na The Navigator Company, e Pedro Norton de Matos, mentor e organizador do Greenfest Portugal. Segue-se uma palestra sobre o mesmo tema, conduzida pelo ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes.
A sessão de encerramento está prevista para as 18 h, com a presença do ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, e do presidente do município de Braga, Ricardo Rio.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.