24 / Abril / 2024

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Politécnico de Setúbal promove Jornadas de Conservação e Reabilitação

07 de Maio de 2018 às 12:16:42

tamanho da letra:

Agenda

A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) vai promover, já no próximo dia 9 de maio, as Jornadas de Conservação e Reabilitação – JCORE 2018.

A iniciativa pretende dar lugar a uma discussão alargada sobre a realidade atual deste ramo da Engenharia Civil cuja relevância tem vindo a crescer no setor da Construção, dada a exigência de manutenção especializada e preventiva dos diferentes edifícios e monumentos que compõem as nossas cidades.  

Inserido nas atividades do mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado ministrado na ESTBarreiro/IPS, o encontro tem início pelas 14h00 e prevê quatro painéis de discussão em torno das seguintes temáticas: Conservação e Reabilitação de Edifícios em Portugal; Reforço Sísmico e Metodologias BIM na Conservação e Reabilitação de Edifícios; e Reabilitação Energética de Edifícios.

Os destinatários são todos os intervenientes na área da reabilitação e conservação de edifícios, entre entidades financiadoras, autarquias, empresas/entidades, técnicos ou futuros técnicos, e privados.

Recorde-se que, neste âmbito e dada à sua experiência e conhecimento científico no domínio da construção e Engenharia Civil, a ESTBarreiro/IPS tem participado na requalificação de vários edifícios e/ou monumentos na região de Setúbal, nomeadamente o Convento Madre de Deus da Verderena e o Bairro da Quinta da Mina, no Barreiro.

Quanto ao mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado, no qual se enquadra este encontro, “trata-se de uma formação, de caráter prático e profissionalizante, que pretende dotar os estudantes de competências fulcrais para a realização de uma manutenção, conservação e reabilitação de edifícios e espaços urbanos de forma correta e sustentável, tendo em consideração a identidade do espaço, fatores históricos, arquitetónicos e de conceção, bem como a sua integração urbana nos padrões de vida moderna e de conforto”, explica a ESTBarreiro/IPS. 

A participação nas Jornadas de Conservação e Reabilitação – JCORE 2018 é gratuita, mas requer inscrição, através do preenchimento de um formulário no sítio do estabelecimento de ensino.





Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.