17 / Julho / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Lidel lança Guia Prático sobre Sistemas de Gestão da Qualidade

18 de Janeiro de 2018 às 17:12:28

tamanho da letra:

Agenda

A Lidel apresenta o livro “ISO 9001:2015 – Guia Prático”, da autoria do especialista em gestão de qualidade Abel Pinto e destinado principalmente a profissionais e estudantes das áreas de gestão, economia, qualidade e engenharia.

Segundo a editora, trata-se de “um livro que vai ajudar as organizações nos processos de implementação e adaptação dos seus sistemas de gestão de qualidade, de forma simples e pragmática”.
A propósito desta obra, a Lidel destaca em comunicado que “a qualidade dos produtos/serviços oferecidos pelas empresas é fundamental para o seu sucesso no mercado. Revela-se, por isso, importante o investimento em tecnologias de sistemas de organização e gestão bem como a sua utilização eficaz e eficiente”.
Por outro lado, salienta uma passagem da obra, escrita na “Parte 1 - Introdução para os Principiantes” da mesma: “Os clientes são cada vez mais informados e esclarecidos sendo, por consequência, mais exigentes. Por outro lado, em tempos de crise, é fundamental que as organizações sejam eficientes, reduzindo os seus custos e fidelizem os clientes, aumentando a sua satisfação, de forma a, pelo menos, conservarem os seus resultados financeiros no curto e médio prazos.”
As normas ISSO, recorde-se, têm como finalidade a uniformização dos procedimentos de gestão a nível mundial, facilitando o comércio internacional. Mais especificamente, a norma ISO 9001 define os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade que garantem a capacidade da organização na satisfação do cliente. Neste contexto, a gestão de qualidade gera um conjunto de benefícios, sobretudo a melhoria da qualidade dos produtos/serviços, a satisfação e fidelização do cliente, o aumento da produtividade, a redução de custos e o aumento do lucro.
Escrita com uma “linguagem acessível a todos”, esta obra também ajuda as empresas a cumprirem a versão de 2015 da norma ISO 9001. E contém inúmeros exemplos ajustados à realidade das mais diversas organizações, contribuindo para o cariz prático do livro.
Entre os principais conteúdos deste livro contam-se: Introdução; Contexto da Organização; Liderança; Planeamento; Suporte; Operacionalização; Avaliação do Desempenho; Melhoria.
Doutorado em Engenharia Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia pela Universidade Nova de Lisboa, Abel Pinto é formador, auditor e/ou consultor de qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho em várias empresas e instituições. É igualmente investigador independente nas áreas da segurança no trabalho e sistemas de gestão, investigador convidado em várias universidades estrangeiras, autor e coautor de livros nas áreas da segurança e gestão da qualidade e de artigos científicos em publicações nacionais e estrangeiras.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.