19 / Abril / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Ciclo de conferências do livro “Building Views” arrancou esta semana

21 de Novembro de 2017 às 09:52:11

tamanho da letra:

Agenda

O ciclo de conferências de apresentação do livro da Jofebar “Building Views” arrancou ontem, dia 20, no Showroom da empresa, em Matosinhos.

A primeira sessão ficou marcada pela conversa entre os dois filhos de Richard Neutra – o arquiteto Dion e o médico Raymond – e Eduardo Souto de Moura, cuja obra incorporou muito do legado de Richard Neutra, adotando grandes caixilharias de correr de forma extensiva, sendo responsável pelo sucesso dos sistemas de janelas minimalistas. À conversa juntaram-se ainda o crítico de arquitetura Jorge Figueira e o editor do livro, Carlos Machado e Moura.
O livro “Building Views” tem como intuito celebrar os 30 anos de existência da Jofebar, através da história da janela minimalista e identificação dos vários desenvolvimentos técnicos e arquitetónicos, desde o início do século XX até aos desafios com que este tipo de janelas se depara nos dias de hoje.
A obra, publicada pela Circo de Ideias, contempla ainda cerca de 20 projetos da Jofebar a nível mundial, assim como mais de 30 textos originais da autoria de arquitetos, críticos, fotógrafos, escritores, empresários e académicos reconhecidos internacionalmente, como Artur Santos Silva, Eduardo Souto de Moura, Georges Teyssot, Gonçalo Tavares, Emílio Tuñon, Juhani Pallasmaa, Juan Herreros e Yehuda Safran.
O livro, exclusivamente em língua inglesa, tem ainda uma extensão web, em www.buildingviews.net Este site constitui um portfólio digital de trabalhos executados pela empresa e um repositório de ensaios que será progressivamente alimentado e completado.
Tratou-se da primeira de um conjunto de várias conversas que integram o programa de apresentação nacional e internacional da publicação, sendo cada uma das sessões dedicada a diferentes momentos da história e evolução técnica e arquitetónica da janela, contando com a participação de diferentes ilustres convidados a cada exibição. A próxima conferência está agendada para o início de 2018.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.