18 / Novembro / 2017

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Apoios à reabilitação urbana marcam arranque da V Semana da Reabilitação Urbana do Porto

06 de Novembro de 2017 às 16:02:32

tamanho da letra:

Agenda

Na altura em que acabam de abrir as candidaturas ao financiamento de projetos de reabilitação no âmbito do IFRRU 2020, Os instrumentos financeiros de apoio à reabilitação urbana serão o tema central do primeiro dia da V Semana da Reabilitação Urbana, que decorre, a partir de hoje, no Palácio da Bolsa.

A atual edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto arranca oficialmente pelas 15h00, com a sessão de abertura a cargo da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, e do presidente da CPCI/AICCOPN, Manuel Reis Campos. 
A discussão sobre os instrumentos financeiros para a reabilitação urbana marca a agenda da conferência inaugural do evento, que decorrerá após a sessão de abertura. O primeiro bloco é dedicado aos incentivos disponíveis no âmbito do Banco Europeu de Investimento, apresentado por Nuno Vitorino, secretário-geral do Fundo JESSICA Portugal, e às condições de acesso ao IFRRU 2020, que disponibiliza uma verba de 1.400 milhões de euros e cuja execução no terreno acaba de arrancar. Abel Mascarenhas, presidente da Comissão Diretiva do IFRRU 2020, apresentará as principais diretrizes desta ferramenta. Os dois responsáveis integram também a mesa de debate, que convida ainda Jorge Góis e António Fontes, representantes, respetivamente, do Millennium bcp e do Santander, dois dos bancos portugueses selecionados para a concessão de financiamento no âmbito do IFRRU, e de Luís Saraiva, da AICCOPN. 
Este primeiro dia encerra com três workshops de cariz técnico dinamizados pela AICCOPN no âmbito da iniciativa RU-IS e pela Barbot.
O programa da Semana da Reabilitação Urbana do Porto segue, até sexta-feira, com duas conferências diárias com uma abordagem 360º à reabilitação urbana, integrando as perspetivas social, cultural, económica, tecnológica, técnica, turística ou comercial, entre outras. 
Estão ainda previstos diversos outros workshops, tertúlias e exposições focadas na reabilitação urbana, com um olhar especial sobre a cidade do Porto. O programa oficial encerra com o atelier para crianças ArkiPlay, que convida os mais pequenos a descobrir a Invicta através da arquitetura, com lugar no sábado, dia 11, à tarde.
A V Semana da Reabilitação Urbana do Porto, evento é coorganizado pela parceria Vida Imobiliária/Promevi, com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto, decorre até dia 12 de novembro, acolhendo cerca de duas dezenas de eventos dinamizados por mais de 100 oradores em representação de perto de 80 empresas, autarquias, associações, faculdades e ordens profissionais. 



Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.