18 / Novembro / 2017

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Oportunidades de negócio em património ferroviário em análise no dia 21 de março

02 de Março de 2017 às 09:45:01

tamanho da letra:

Agenda

A AECOPS vai participar na sessão pública “Rentabilizar Património Ferroviário – Sabia que pode viver ou montar um negócio numa estação de caminho-de-ferro”, uma iniciativa promovida pela webrails.tv e que tem por objetivo dar a conhecer as oportunidades de negócio decorrentes da reabilitação e reconversão de infraestruturas ferroviárias desativadas.

Foto: Mariana Mestre

A sessão realiza-se no próximo dia 21 de março, no Clube Ferroviário de Portugal, situado na Rua de Santa Apolónia, 59 e 63, entre as 17h30  e as 19h30, e conta com a participação, para além da AECOPS, que fará uma apresentação intitulada “Reabilitação Urbana - o Passado como Futuro”, da IP Património, da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e com o testemunho de uma empresária que concretizou a adaptação de uma estação numa unidade de alojamento turístico. 
Enquanto empresa responsável pela gestão do Património Ferroviário Nacional, a empresa do grupo Infraestruturas de Portugal abordará questões associadas à venda e subconcessão dos espaços ferroviários disponíveis para esses fins e prestará esclarecimentos sobre os requisitos para a abertura dos respetivos dossiês e trâmites a seguir.
Por seu turno, a Caixa Geral de Depósitos, que aporta ao evento a dimensão associada ao financiamento associada à necessidade de realização de obras e/ou instalação e desenvolvimento de um negócio, apresentará os instrumentos e os apoios financeiros que disponibiliza para o efeito.
O caso concreto em análise será o da “Pensão Destino”, um projeto que deu uma segunda vida à estação de Castelo de Vide, no ramal de Cáceres, e que ilustra um processo de subconcessão e reaproveitamento de uma antiga estação de caminho-de-ferro.

A sessão “Rentabilizar Património Ferroviário – Sabia que pode viver ou montar um negócio numa estação de caminho-de-ferro” é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas por aqui.


 



 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.