13 / Dezembro / 2018

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

OASRS lança Coleção Cadernos Técnicos no dia 24 de novembro

24 de Novembro de 2016 às 10:28:29

tamanho da letra:

Agenda

A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul (OASRS) vai lançar os primeiros cinco volumes da Coleção Cadernos Técnicos no dia 24 de novembro, às 19h, na Biblioteca da Ordem dos Arquitectos.

A sessão contará com a presença do presidente da OASRS, Rui Alexandre, e dos arquitetos autores dos Cadernos, respetivamente, João Fagulha, Paula Morais e Diana Roth, que farão a apresentação dos cinco volumes.
Coleção de pequenos livros dedicada a temas e áreas do âmbito da prática profissional dos arquitetos, os Cadernos Técnicos sistematizam de forma clara e objetiva informação que se encontra dispersa em diferentes fontes e suportes.
Os primeiros cinco livros abordam questões relacionadas com a remuneração e contratualização dos serviços de arquitetura, os direitos de autor ou a intervenção no património edificado, seja na sua reabilitação ou na manutenção e conservação.
Editada pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, esta coleção procura a valorização profissional e cientifica dos arquitetos, esperando poder contribuir para a elevação dos padrões de formação destes profissionais.
A coleção vai estar à venda pelo preço de 20 euros o conjunto de cinco volumes na Livraria A+A em Lisboa e, no Porto, na Circo de Ideias a partir do dia 25 de novembro.
Os primeiros cinco volumes versam os seguintes temas:

1 Profissão
Os arquitetos desempenham uma atividade complexa, de impacto direto e indireto na paisagem e no território, de grande responsabilidade civil e social, sujeitando-se a um conjunto de regras e condutas.

2 Honorários
Quais os métodos disponíveis para a definição da remuneração dos serviços de arquitetura, tendo em vista uma remuneração condigna do seu trabalho?

3 Contratos e Direitos de Autor
O direito à autoria é um direito fundamental dos arquitetos. O arquiteto tem a obrigação de definir claramente os termos da sua relação profissional.

4 Reabilitação e Conservação do Património
Importa conhecer as boas práticas de reabilitação na intervenção sobre o património construído.

5 Manutenção e Conservação do Edificado
O papel dos arquitetos não se esgota no projeto. A prestação de serviços destes profissionais durante todo o ciclo de vida do edificado deve ser uma realidade.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.