18 / Setembro / 2018

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

ACT e LNEC assinalam Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

21 de Abril de 2016 às 14:46:41

tamanho da letra:

Agenda

Diversas iniciativas assinalam no próximo dia 28 de abril o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, entre as quais se destacam uma sessão comemorativa organizada pela ACT-Autoridade para as Condições de Trabalho e uma reunião científica promovida pelo LNEC.

Responsável pela promoção da melhoria das condições de trabalho a ACT celebra a cada ano esta importante efeméride como forma de sensibilizar os trabalhadores, empregadores e restante comunidade para a problemática da segurança e saúde no trabalho. Nesse sentido, realiza, no Museu do Design e da Moda - MUDE, em Lisboa, entre as 10h00 e as 13h00, uma Sessão Comemorativa do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2016 - 28 de abril, subordinada ao tema “Stresse no trabalho – um desafio coletivo”, de participação gratuita mas sujeita a inscrição.
Igualmente associadas a esta iniciativa estão, como têm estado em anos anteriores, a Câmara Municipal de Lisboa, bem como a Organização Internacional do Trabalho, através do seu escritório em Lisboa.
Do programa desta sessão faz também parte uma visita à exposição “100 anos de Inspeção do Trabalho em Portugal”, patente no Torreão Poente da Praça do Comércio, e que, por seu turno, assinala o centenário da atividade.

No mesmo dia, o LNEC acolhe, no Centro de Congresso, entre as 9h30 e as 13h00, o encontro “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis: menos risco, mais saúde”.
Em análise estarão os seguintes tema: agentes químicos; ergonomia dos touch screens; seleção de EPI; operação de empilhadores; trabalhos em altura.
As inscrições são gratuitas e limitadas e efetuam-se, até ao dia 26 de abril, mediante o preenchimento do formulário online

Desde 1996 que é comemorado em todo o mundo o dia 28 de abril como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A primeira cerimónia teve lugar em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi aceso um memorial para recordar todos aqueles que perderam a vida no trabalho ou adquiriram doenças relacionadas com a sua atividade profissional.
Em Portugal, a Assembleia da República, através da Resolução n.º 44/2001, instituiu oficialmente o dia 28 de abril como “Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho”, recomendando ao Governo, no âmbito das respetivas comemorações, a realização de campanhas de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.
No seguimento desta resolução, os sucessivos organismos públicos responsáveis pela Prevenção e Segurança no Trabalho têm vindo, desde 2002, a assinalar esta data mediante a realização de diversas atividades.


 

 

 


 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.