25 / Maio / 2018

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Ordem dos Engenheiros recebe IV Edição dos Facility Management Workshops

20 de Janeiro de 2016 às 11:28:37

tamanho da letra:

Agenda

O PROCOS Group, rede internacional de consultores e membro associado da APFM – Associação Portuguesa de Facility Management, vai promover a IV edição dos Facility Management Workshops no dia 26 de janeiro, no grande auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

 
O evento, que vai juntar especialistas nacionais e internacionais sobre o tema do FM (Facility Management), tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre o mercado do Facility Management na União Europeia, bem como apresentar o estudo de mercado realizado pela IFMA Belgium e fazer a antevisão do estudo de mercado que será lançado pela APFM em Portugal, ainda este ano
Durante a manhã, Mieke Loncke, presidente do capítulo Belga da International Facility Management Association (IFMA), e Miguel Agostinho, diretor executivo da APFM, apresentam os estudos de mercado dos seus países, respectivamente.
Também presentes estarão Cristina Machado, presidente do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros e Jos Duchamps, CEO do PROCOS Group.
Luís Andrade Ferreira, da APMI, ficará responsável pelo painel ‘Gestão de ativos e manutenção em Portugal’, e Ine Schaeps, consultora da PROCOS Bélgica, pelo painel ‘ISO5500X – O que é o padrão ISO e como está relacionado com o FM’.
Durante a tarde serão apresentados e debatidos outros temas da atualidade na área do FM, nomeadamente as ‘Normas europeias para eficiência energética nos edifícios até 2020’ e ‘Tecnologias que suportam o ciclo de vida de um edifício’, apresentado por Jan Boeve, responsável da PROCOS Holanda e ‘IWMS e o seu papel na integração de diferentes fases do ciclo de vida’, por Miguel Silva, associado da PROCOS Portugal.
Para encerrar o dia falar-se-á de ‘Normas ISO e CEN – o que está a acontecer e de que forma vai impactar os negócios’, com as participações de Olav Saboe membro da Comissão Técnica para a Norma ISO do FM, e João Hormigo, presidente do Órgão de Gestão da Comissão Técnica nacional para a Normalização no FM.
O ‘Facility Management’ (FM) visa uma gestão integrada dos locais e ambientes de trabalho, com o objetivo de optimizar os ativos, os processos e as tecnologias envolventes, tendo as pessoas como centro da sua atividade. Estima-se que na Europa o mercado de FM tenha um valor total de 640 mil milhões de euros e seja responsável, direta e indiretamente, por 40 milhões de postos de trabalho.

 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.