13 / Outubro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Arquitetos desafiam escolas a aproximar os jovens do espaço público e do património

21 de Outubro de 2015 às 11:32:28

tamanho da letra:

Agenda

Aproximar os jovens do espaço público e do património através de uma campanha de sensibilização junto das escolas é o objetivo da 2.ª edição da iniciativa «Vamos Procurar a Arquitetura», promovida pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN).

As candidaturas encontram-se abertas até 30 de outubro e destinam-se a escolas públicas e privadas dos distritos de Viana do Castelo, Braga,  Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda e Coimbra.
O desafio lançado aos alunos é observar e absorver a Arquitecura, através dos seus cinco sentidos. Este ano, a ideia é desenvolver um trabalho que explore a imagem e o conceito de «Espaço Público», relacionado com o edificado (edifícios, equipamentos, estruturas de transportes, de serviços, de espetáculos, de ensino, de lazer, entre outros), e/ou com o espaço exterior, nomeadamente cidade, praça, rua ou parque. A presidente da OASRN, Cláudia Costa Santos, explicou o porquê do tema, defendendo que “o espaço público é um espaço de uso comum que pertence a todos e que tem um papel determinante na nossa sociedade, enquanto local de estar, de passagem, de convívio, de encontros, de prestação de serviços, de inter-relações entre os diversos sujeitos”.
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das várias instituições de ensino serão posteriormente apresentados numa exposição conjunta no Museu Nacional de Soares dos Reis.
“Com a ação «Vamos procurar a Arquitetura» pretende-se quebrar barreiras e aproximar a sociedade da arquitetura e dos arquitetos, trabalhar e desenvolver os conceitos fundamentais da arquitetura com os jovens, para que a resposta ao desafio, em forma e conteúdo, se confirme através de uma comunicação direta e participativa com a sociedade”, afirma a OASRN em comunicado.
Consulte aqui o Regulamento da iniciativa «Vamos procurar a Arquitectura»


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.