19 / Novembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Roca Lisboa Gallery recebe profissionais da arquitetura e construção para Jornada sobre aplicação do modelo BIM

24 de Setembro de 2015 às 14:48:08

tamanho da letra:

Agenda

O Roca Lisboa Gallery recebe, no próximo dia 5 de outubro, às 10 horas, a Jornada BIM by Roca, Um novo modelo construtivo para dinamizar o setor, um encontro destinado a profissionais de arquitetura e construção que procurem aprofundar os seus conhecimentos sobre Building Information Modeling (BIM).

Nesta jornada, estarão presentes Ignasi Pérez Arnal, fundador da BIM Academy e co-organizador do European BIM Summit 2015, e Pedro Melo, arquiteto e representante da Infor Portugal.
O objetivo desta sessão passa por mostrar os mais recentes desenvolvimentos no novo processo de construção a ser dominado como uma ferramenta para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia em qualquer projeto de edificação.
Do programa do evento fazem parte a apresentação das conclusões da Cimeira Europeia do BIM - European BIM Summit 2015, bem como de um case-study, intitulado “Elementos BIM da Roca”, A implementação de objetos BIM por um fabricante de produtos para a construção, e a abordagem  do tema “Masterclass de apresentação de aplicações BIM de forma dinâmica e útil “, BIM apps e plataformas para arquitetos
Os interessados em assistir a esta sessão podem inscrever-se gratuitamente aqui.

Uma nova abordagem do ciclo de construção

O sistema Building Information Modelling (BIM) significa uma nova abordagem nos processos do ciclo de construção, uma vez que inclui o design e a conceção do projeto, a sua análise, documentação e construção relacionadas com a arquitetura, engenharia e gestão. Assim, podemos dizer que está a revolucionar a maneira de conceber obras e novos projetos, e ainda permite a “bimetização” dos existentes.
Em janeiro de 2014, o Parlamento Europeu votou a favor da modernização das regras de contratação pública e concursos, recomendado o uso de ferramentas eletrónicas, como o BIM, para projetos e concursos abertos de design. Esta recomendação representa um impulso para a indústria da construção, pois o uso dessas novas ferramentas na preparação de projetos significa uma nova maneira de gerir e controlar os processos construtivos ao longo de toda a vida útil dos edifícios, proporcionando eficiência e transparência nos processos. Os profissionais da construção deverão aprender a trabalhar com a colaboração desta nova tecnologia, que num futuro próximo será um requisito indispensável para a administração, que será exigido em 2016 após a nova diretiva europeia. Atualmente já é exigido pelos operadores internacionais privados e corporativos.
Com esta iniciativa, a Roca, que está a adaptar os seus produtos para inclui-los no catálogo BIM, converte-se, assim, numa multinacional percursora na aposta nesta nova forma de trabalhar, sendo uma das primeiras a nível mundial.
“A Roca, com a sua aposta constante pela inovação e por forma de facilitar o trabalho aos profissionais, está a utilizar todos os recursos ao seu alcance para antecipar-se às mudanças e adaptar-se a este novo modelo, porque acredita que é o futuro da planificação da construção”, explica Xavier Torras, Corporate Brand Communication Director da Roca.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.