21 / Outubro / 2019

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Revolução digital no centro da oferta do Batimat 2015

21 de Setembro de 2015 às 10:45:01

tamanho da letra:

Agenda

De 2 a 6 de novembro de 2015, no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte, o salão Batimat vai acompanhar os grandes desafios com que se deparam os profissionais, em particular, o da revolução digital, que impacta todos os segmentos e profissões da Construção.

O evento ambiciona “mostrar aos visitantes que as ferramentas digitais constituem pistas muito concretas, não só para o sucesso em todos os estaleiros da construção e renovação, mas também para reduzir significativamente os custos associados às atividades de manutenção e de exploração durante todo o tempo de vida do edifício e mesmo no caso de uma eventual reconversão do mesmo”, explica em comunicado a Promosalons, entidade organizadora do evento.
Face aos avanços tecnológicos, o Batimat irá propor soluções aos profissionais e industriais, sendo o local de convergência de todas as novas tecnologias, reunidas, pela primeira vez, em torno de uma abordagem global, que vai da conceção à exploração. Como equipar-se e com que custos? Como formar-se e com que dispositivos? Como não se perder com todas as respostas existentes? Quem realmente beneficia desta revolução? “As respostas a estas questões estarão no Batimat 2015, particularmente no Espaço Construção do Futuro, situado no hall 5B, dedicado aos setores da Informática e das Novas Tenologias.

Novas alavancas e novas oportunidades

A era digital abre uma gama de possibilidades na Construção. Com o modelo digital, a realidade aumentada, a impressão em 3D, os drones, etc., o digital revoluciona a construção e os hábitos, as profissões e as relações entre os diversos atores da fileira. A entrada da construção no plano digital leva a uma redução de custos e a benefícios qualitativos sem precedente, com o principal objetivo de modernizar o processo de construção, de gestão e exploração, poupar tempo, antecipar as tomadas de decisões, promover economias – de consumo energético – e reforçar as sinergias entre as profissões.
Em torno do modelo digital, surge uma nova abordagem da profissão e das técnicas. Graças ao digital, o dono da obra tem mais possibilidades de se apropriar do projeto antes da sua implementação e antecipar as necessidades das futuras operações. Paralelamente, o digital também permite projetar virtualmente de forma concreta e atrair compradores ou financiadores, mesmo antes do projeto ser lançado.

Reflexo da transição digital na Construção

O Batimat proporá aos visitantes um espaço temático dedicado às tecnologias digitais, nomeado “Bâtiment du Futur” (Hall 5B), um espaço que ilustra, em cada área de aplicação, as evoluções tecnológicas e as novas soluções da revolução do digital para a Construção. Para além deste espaço, o digital estará em todos os halls do Mondial du Bâtiment através do programa de conferências, que irá abordar, entre as suas 4 grandes temáticas, a da digitalização na Construção. O espaço Construção do futuro fará sobressair as novas soluções ou os protótipos destinados a tornarem-se standards do futuro da construção. Concebido sob a égide do Plan de Transition Numérique dans le Bâtiment (PTNB, organismo francês), tem por vocação imergir o visitante nos standards digitais que entrarão em vigor a partir de 2019 e projetá-lo no que será a Construção no horizonte 2025. O espaço permite a recriação de um autêntico percurso de visita, numa abordagem de mercado e numa lógica de fileira, tendo como mote as soluções que se abrem aos profissionais e ao utilizador final. O espaço estender-se-á sobre uma área de 330 m² e organizar-se-á em torno de vários espaços:
- um espaço de demonstração, com uma cabine de voo de drones que apresentará no écran imagens de perda de calor de uma construção, levantamentos topográficos, imagens de altitude e a sua transformação em imagens a 360°, um fab-lab com impressora 3D, scan laser e mesa interativa e uma sala de realidade aumentada para criar um efeito experimental e pedagógico junto dos visitantes;
- um espaço business, com a presença de diversas start-up que apresentarão os seus produtos: sensores, objetos conectados para a construção, tecnologias sem fio, exploração de dados, big data, eficiência energética, termostatos e iluminação inteligente, geolocalização, imagem e impressão 3D, etc., e uma zona de ateliês e de networking consagrada à demonstração dos produtos e com a possibilidade de encontrar diversos especialistas, em parceria com a associação Mediaconstruct;

Concurso BIM aberto a estudantes

O espaço Bâtiment du Futur acolhe ainda uma animação diária concebida em colaboração com as empresas Abvent, Autodesk, e Nemetschek Allplan, sob a forma de um concurso, associando estudantes e profissionais. O conceito é o de fazer as equipas de candidatos refletirem sobre a sua visão da Construção do futuro. Cada projeto estará exposto no espaço Bâtiment du Futur e será realçado junto da imprensa profissional. Todos os dias, os visitantes e os internautas votam o projeto da sua preferência. No fim do salão, um júri composto por especialistas profissionais reunir-se-á para eleger entre os projetos melhor cotados o laureado. A entrega dos troféus será organizada nesse mesmo dia à tarde. “Assim, participantes, nomeados e laureados terão aqui uma verdadeira oportunidade para mostra a sua criatividade e beneficiar de um momento mediático para lançar as suas futuras carreiras”, acredita a Promosalons.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.