22 / Setembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Congresso de sismologia regressa aos Açores em abril de 2016

12 de Junho de 2015 às 10:37:53

tamanho da letra:

Agenda

O Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, promove o "SÍSMICA 2016 - 10º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica", a realizar em Ponta Delgada, de 20 a 22 de abril de 2016.

Trata-se de um evento que se realiza com uma periodicidade média trienal, desde 1989. À semelhança do 5º Encontro, o “Sísmica 2001”, este 10º Congresso realiza-se novamente nos Açores e tem como principal objetivo proporcionar um fórum de divulgação e discussão no âmbito da investigação e prática da sismologia e da engenharia sísmica, constituindo uma rara oportunidade para a troca de ideias e atualização de conhecimentos por parte de engenheiros, arquitetos, investigadores, decisores e técnicos de outras áreas interessados nos domínios da sismologia, do comportamento sísmico de edifícios, pontes e outras estruturas, da gestão do risco e da segurança.
Sendo o arquipélago dos Açores a região com maior atividade sísmica a nível nacional, o Sísmica 2016 permitirá também um contacto de perto com essa realidade local, evidenciada quer pelas preocupações de ordem técnica em termos de monitorização, prevenção, reabilitação, construção e reconstrução do edificado face aos danos provocados pela ação dos maiores sismos das últimas décadas (9 de julho de 1998, no Faial, e 1 de janeiro de 1980, na Terceira), quer pela sensibilização patente na população que se vê obrigada a conviver com os sismos.
Inserido neste evento decorrerá no dia 23 de abril de 2016 o 1º Workshop Internacional de Riscos Naturais (NatHaz16), que se realizará na localidade das Furnas, na ilha de S. Miguel.

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.