20 / Novembro / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

CERTIEL promove novas ações de formação modular para técnicos de instalações elétricas

12 de Maio de 2015 às 15:25:33

tamanho da letra:

Agenda

A CERTIEL – Associação Certificadora de Instalações Elétricas vai realizar novas formações modulares dirigidas a técnicos e profissionais do setor, responsáveis pela conceção ou execução de instalações elétricas.

As ações pretendem contribuir para a promoção de boas práticas através da normalização procedimentos e esclarecimento de dúvidas, além da atualização de conhecimentos. Até ao final de junho, a Associação irá realizar um total de nove ações formativas, sobre quatro temáticas diferentes, em Lisboa, no Porto e em Viseu, cada uma com a duração de um dia, entre as 9h00 e as 17h30.
A próxima sessão realiza-se em Lisboa, no dia 14 de maio, com o tema “Eficiência energética nas instalações elétricas”, e será ministrada pelo engenheiro eletrotécnico José Caldeirinha. Também as cidades de Viseu e do Porto irão receber esta formação nos dias 25 e 28 de maio, respetivamente.
O principal objetivo deste módulo passa por dotar o técnico responsável pela execução de instalações elétricas de ferramentas que lhe permitam dimensionar e executar uma instalação mais eficiente e, ao mesmo tempo, identificar os tipos de perdas e as variáveis que influenciam a eficiência num condutor, quando percorrido por uma corrente elétrica.
Em Lisboa, nos dias 20 de maio e 18 de junho, e no Porto, no dia 28 de maio, decorrem as formações modulares relacionadas com as “Instalações Fotovoltaicas”. Neste módulo, ministrado por Pedro Caroço, serão destacados os conceitos essenciais para a correta conceção e execução de instalações fotovoltaicas, com ou sem ligação à rede elétrica de serviço público, incluindo a questão do autoconsumo. Será também abordada a implementação de medidas de segurança específicas para este tipo de instalações, em particular as que permitam garantir uma resposta eficaz em caso de incêndio.
O módulo “Redes particulares de distribuição de energia elétrica” está marcado para os dias 17 e 21 de maio, em Lisboa, e será da responsabilidade do engenheiro eletrotécnico Hugo Nunes, que terá a missão de dar a conhecer aos técnicos instaladores os aspetos a ter em consideração na execução de instalações elétricas das redes particulares de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e iluminação exterior.
O tema “Veículos Elétricos” será ministrado pela engenheira eletrotécnica Sílvia Antunes, no dia 25 de junho, em Viseu. Esta formação permitirá facilitar a interpretação da legislação referente à mobilidade elétrica, no âmbito das instalações elétricas do tipo C e identificar que aspetos devem ser considerados no projeto ou na execução da sua instalação em edifícios novos ou existentes. Este módulo permitirá igualmente dar a conhecer as soluções de carregamento de baterias de veículos elétricos em edifícios, de acesso público ou privado, de uso exclusivo ou partilhado, e os aspetos técnicos da instalação de pontos de carregamento. 
Os interessados poderão fazer a sua inscrição e obter mais informações no site da CERTIEL, em www.certiel.pt
 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.