13 / Outubro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Patologia e Reabilitação de Edifícios em foco de 24 a 28 de março

18 de Fevereiro de 2015 às 11:35:25

tamanho da letra:

Agenda

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em colaboração com a Universitat Politécnica de Cataluna e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, organiza, de 26 a 28 de março, a 5ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios - PATORREB 2015 e, em conjunto com o Politecnico di Milano e o CIB W086 Building Pathology, o 1º International Symposium on Building Pathology - ISBP 2015, que decorre de 24 a 27 de março.

A realização da conferência PATORREB 2015 surge na sequência do extraordinário interesse manifestado nas 4 edições anteriores, que se têm realizado desde 2003 com uma periodicidade trienal, e que, envolvendo, em Portugal e Espanha, professores, investigadores, estudantes, projetistas, empresas e outros profissionais, contaram com cerca de 600 participantes.
A iniciativa é organizada com o objetivo de impulsionar e divulgar a sistematização do conhecimento na área da reabilitação, nomeadamente a reabilitação do património edificado, e contribuir para o intercâmbio técnico e científico entre Portugal, Espanha, Brasil e outros países da América Latina.
Pretende-se, por um lado, refletir sobre o problema da patologia da construção: responsabilidades, garantias e seguros, código da construção, patologias estruturais, patologias dos materiais e componentes, patologias de caráter higrotérmico, técnicas de diagnóstico, inspeção técnica de edifícios, custos da patologia e disseminação da informação. Por outro lado, visa-se discutir a reabilitação nos seus múltiplos aspetos, com enfoque na componente técnica, estratégica, regulamentar, da indústria da construção e do setor financeiro, atendendo a que a reabilitação passará pela preservação do património monumental, pela reabilitação dos edifícios antigos, pela reabilitação da envolvente e das zonas comuns dos edifícios de condomínio de estrutura porticada de betão armado (construídos nas décadas de 60, 70 e 80) e, ainda, pela resolução das patologias construtivas dos edifícios mais recentes, cuja durabilidade é claramente inferior ao período de amortização dos empréstimos bancários.
Já o ISBP 2015 ambiciona reunir um conjunto equilibrado de representantes académicos, científicos e industriais, promovendo uma plataforma de aprendizagem sobre as patologias antigas e atuais dos edifícios e incentivando a aplicação sistemática desses conhecimentos na conceção, construção e gestão de edifícios. A patologia da construção é o estudo científico da natureza das falhas construtivas e suas causas, processos, desenvolvimento e consequências. A fim de oferecer uma solução económica e eficaz para os defeitos de construção é, pois, essencial identificar corretamente a causa. Esta primeira conferência internacional será realizada em cooperação com a Comissão CIB W086, apoiando a discussão do tema “Problemas na Patologia dos Edifícios - A Investigação e a Prática”.
Os principais objetivos do encontro são: produzir informação que ajude na gestão eficaz das perdas; desenvolver e avaliar metodologias para a estimativa de defeitos e falhas; propor metodologias para a prevenção e mitigação de defeitos de construção; analisar os custos associados às patologias de construção e divulgar os resultados entre todos os envolvidos na produção e gestão de edifícios.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.