10 / Dezembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Roca é o principal parceiro do 1º Congresso Europeu de BIM

11 de Fevereiro de 2015 às 11:51:50

tamanho da letra:

Agenda

A Roca é um dos patrocinadores da 1ª edição do European BIM Summit, que decorrerá esta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de fevereiro, e que vai reunir diversos representantes do setor da Construção na Europa.

O congresso, organizado em parceria entre o Col.legi d’Aparelladors de Barcelona (CAATEEB) e a BIM Academy, tem como principal objetivo debater a necessidade de implementação de novas tecnologias no setor.
Barcelona foi a cidade escolhida para ser o palco da 1ª edição deste congresso, cuja apresentação decorreu recentemente no Roca Barcelona Gallery. Xavier Torras, diretor de Comunicação da Roca, realça o esforço da empresa para se adaptar ao sistema BIM e afirma que “é necessário conhecer e dominar perfeitamente este processo, que permite melhorar tanto a qualidade, como a eficácia dos processos de edificação. Este programa deve alterar totalmente a forma de trabalhar neste setor”, reforça. 
Ignasi Pérez Arnal, diretor da Bim Academy e dinamizador do conceito Fast Forward apresentado no Roca Lisboa Gallery, define o BIM como “um novo paradigma de transformação do processo construtivo. O sistema BIM permite-nos poupar até 20% de custos de produção e reduzir até 33% os custos de manutenção dos edifícios a longo prazo”, acrescenta.
A sigla BIM, Building Information Modeling, faz referência a uma nova tecnologia que pode ser aplicada tanto no processo de construção de um edifício, como na sua manutenção. Este novo modelo de trabalho procura agrupar num mesmo “documento” toda a informação referente a um projeto, desde o orçamento à projeção em 3D. O sistema BIM deve ser implementado e conhecido por todos os profissionais implicados, desde o arquiteto ao engenheiro, passando pelos responsáveis da manutenção. 
O Col•legi d'Aparelladors de Barcelona (CAATEEB) foi constituído em 1940 e integra atualmente um coletivo profissional formado por mais de 8.000 arquitetos e engenheiros civis.
Por seu turno, BIM Academy foi criada com o objetivo de promover alterações no setor da Construção, aportando formação profissional e consultoria especializada, que ajuda à plena implementação dos processos BIM em estruturas profissionais, corporativas e públicas.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.