21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

A Roca marca presença na 3ª edição do Lisboa Open House com visitas comentadas e um debate

07 de Outubro de 2014 às 10:55:21

tamanho da letra:

Agenda

O Roca Lisboa Gallery vai ser um dos protagonistas da 3ª edição do Lisboa Open House, que no fim-de-semana de 11 e 12 de outubro de 2014 abre as portas de 27 novos espaços, num total de 70.

No Roca Lisboa Gallery, marcará presença o arquiteto Carlos Ferruz, autor do projeto de reabilitação do edifício, que efetuará duas visitas, sábado dia 11 de outubro (17h) e no domingo dia 12 (12h).
Nestas visitas, o autor partilhará com os visitantes vários detalhes sobre a conceção do projeto. No sábado, 11 de outubro, pelas 18h, os arquitetos João Santa Rita (presidente da Ordem dos Arquitectos), Luís Pedra Silva (Pedra Silva Arquitectos) e José Mateus (presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa) vão abordar o tema da internacionalização da arquitetura portuguesa, num debate moderado pelo crítico e curador Luís Santiago Baptista.
Ainda que de reconhecida excelência, a Arquitetura Portuguesa tem-se confrontado com os constrangimentos socioeconómicos do País, refletindo-se na emigração de muitos profissionais. Até que ponto esta procura forçada de trabalho pode ser vista como internacionalização? De que forma se poderá construir no mundo mantendo um atelier no país de origem?
Este é um debate que visa reconhecer as fronteiras entre internacionalização da arquitetura e emigração dos seus agentes, com exemplos práticos e uma visão fundamentada pela Ordem dos Arquitectos. Uma oportunidade para se procurarem novos caminhos e formas de divulgar o património nacional noutros pontos do mapa.
 O Lisboa Open House é uma oportunidade única de visitar e descobrir espaços que demonstram o papel decisivo da arquitetura na vida dos cidadãos e exemplificam o valor do património edificado. Um evento para o grande público, que permite dar a conhecer a arquitetura da capital portuguesa através de visitas comentadas por uma equipa dedicada de voluntários ou pelos próprios autores. De palácios a casas privadas ou de escolas a igrejas, neste fim-de-semana descobrem-se espaços que habitualmente não estão acessíveis a todos.
Na primeira edição, em 2012  todas as expectativas foram superadas: 13.918 visitas, num roteiro que incluiu 54 locais. Em 2013 foi organizada a segunda edição, que atingiu as 15.731 visitas, aumentando o roteiro para 60 espaços.

Veja aqui o programa completo da 3ª edição do Lisboa Open House

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.