Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
09 de Outubro de 2014 às 16:32:43
tamanho da letra:
O debate da Reabilitação Urbana vai chegar a Braga e à região do Cávado, numa iniciativa co-organizada pela Vida Imobiliária e a CIM – Cávado.
De 23 a 25 de outubro, “Viver A Reabilitação” abarcará uma agenda de três dias com um programa de Conferências sobre a Reabilitação Urbana, uma exposição sobre intervenções de reabilitação urbana nos municípios do Cávado, oportunidades de investimento em reabilitação urbana e um programa de sensibilização para crianças.
Numa altura em que está a ser definida a estratégia de disponibilização de fundos no âmbito do próximo quadro de apoio comunitário, a discussão é crítica para a reabilitação urbana e para a Região Norte que poderá ser, em especial, privilegiada na atribuição de novos fundos dirigidos à Reabilitação Urbana. Com esta realidade em mente, “Viver A Reabilitação” dará palco a este momento de discussão, contando com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, do presidente do IHRU, Vítor Reis, do presidente do InCI, Fernando Silva, do vice-presidente da CCDR-N, Álvaro Carvalho, e do secretário geral do Fundo Jessica Portugal, Nuno Vitorino.
Parceria alargada
A CIM Cávado e a Agência de Energia do Cávado protagonizam a organização deste evento em conjunto com a Vida Imobiliária, mobilizando a discussão e apresentando em Exposição referências em matéria de Reabilitação Urbana nos seis Municípios do Cávado. Uma exposição que se estreia em “Viver a Reabilitação” e que será apresentada de forma itinerante nos seis municípios do Cávado.
A Câmara Municipal de Braga é uma das entidades que aposta no evento, com Miguel Bandeira vereador com o pelouro da Reabilitação Urbana a considerar que “Braga é uma cidade com um centro pleno de história e onde o investimento em reabilitação urbana está a ser relançado, persistindo como um dos eixos de aposta fundamental do atual executivo”. A autarquia disponibilizou o GNRation, que será o palco do evento e é exemplo em si mesmo de uma reabilitação que marca a cidade.
Também a Santa Casa da Misericórdia de Braga e a Associação Comercial de Braga se associam ao evento, sendo dois dos principais atores do centro de Braga: a Santa Casa, pelo património e investimento em Reabilitação que tem em curso, nomeadamente com a recuperação do Palácio do Raio; já a Associação Comercial não quis deixar de participar neste debate, considerando que o comércio do centro de cidade é um fator essencial de reabilitação urbana.
A discussão sobre as melhores práticas da Reabilitação Urbana ficam a cargo da Universidade do Minho, com as escolas de Engenharia e Arquitetura a associarem-se com a organização dos painéis técnicos. Paulo Lourenço, docente da Escola de Engenharia, e Maria Manuel Oliveira, da Escola de Arquitetura, assumiram a coordenação científica dos debates.
A Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte e a Ordem dos Engenheiros Norte também aceitaram o desafio de discutir a reabilitação urbana, com a primeira a propor debater, numa tarde, as melhores práticas internacionais de Reabilitação Urbana.
A AICCOPN também participa no debate da Reabilitação Urbana em Braga e a APPRUP organiza as sessões de debate que finalizam as jornadas de trabalho, lançando novas perspetivas e olhares sobre o tema em análise.
Porque o evento também pode representar oportunidades de negócio, empresas como a Schmitt & Sohn Elevadores, Weber, Remax, Casais Construção e José Castro e Filhos Construção associam-se ao “Viver a Reabilitação”, participando de forma ativa no debate.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
CENFIC promove ações de formação no âmbito da “Pintura de Construção Civil”
15 de Janeiro de 2021
Webinários “Construção XXI” regressam a 14 de janeiro
13 de Janeiro de 2021
“Cidade e Território Na e Pós Pandemia” em análise no dia 12 de janeiro
06 de Janeiro de 2021
“Apoio à inovação a PME’s no setor da Construção” em foco no dia 15 de dezembro
10 de Dezembro de 2020
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010
Câmara de Montalegre beneficia estradas
28 de Julho de 2010
Metro de Coimbra com 11 propostas a concurso
16 de Março de 2010
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010
Seminário ensina a preparar candidaturas a procedimentos internacionais
27 de Janeiro de 2012
Desempenho energético dos edifícios em conferência no dia 22 de Novembro
16 de Novembro de 2011