13 / Outubro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Especialista de 97 países reúnem-se para debater crise mundial da água e traçar futuro sustentável para o setor I

22 de Setembro de 2014 às 17:23:55

tamanho da letra:

Agenda

O Pavilhão de Congressos de Lisboa acolhe, entre os dias 21 e 26 de setembro, o 9º Congresso Mundial da Água, iniciativa da Associação Internacional da Água (IWA), que junta num mesmo evento as melhores ideias e os mais dinâmicos profissionais do setor da Água provenientes de diversos pontos do mundo.

O Congresso, organizado de dois em dois em anos, em paralelo com uma Exposição, vai reunir, segundo a IWA “mais de 5.000 especialistas e profissionais do Setor provenientes de 97 países, para debater, identificar e definir, durante cinco dias, novas soluções para enfrentar a crise global da Água.”
Os congressistas irão igualmente revelar as últimas descobertas científicas e compartilhar conhecimentos sobre tecnologias de vanguarda e propor sistemas de regulação eficazes para gerir este recursos e o saneamento, numa altura de desafios sem precedentes para o setor e que incluem a crescente competição da indústria, agricultura, natureza e cidades por este recurso tão afetado pelas alterações climáticas, pelo crescimento populacional, pela mudança dos padrões de consumo e pela rápida urbanização. 
A realização deste Congresso é tanto mais oportuna, quando irá coincidir com um debate fundamental a ter lugar em Nova Iorque, por altura da reunião da Assembleia Geral da ONU, onde se procurará chegar a um novo conjunto vital de Metas de Desenvolvimento Sustentável que substituam os antigos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015) e à definição de uma agenda para a redução da pobreza e melhoria da saúde, bem-estar e direitos dos cidadãos mais pobres e vulneráveis do mundo, ao longo dos próximos 15 anos. 
Segundo Ger Bergkamp, diretor Executivo da Associação Internacional da Água, "a falta de segurança da água é um risco global de topo. Um risco de alto impacto e alta probabilidade, que vai afetar negativamente a saúde humana, a sustentabilidade ambiental, cadeias de fornecimento globais, a estabilidade regional e o desempenho económico. "O desafio para os profissionais do setor da Água é transformar este risco numa oportunidade de oferecer um futuro sustentável da água para todos. Como atender às necessidades e expectativas de milhares de milhões de cidadãos globais, melhorando a disponibilidade e segurança da água, será o objetivo central para o Congresso Mundial da Água da IWA e Exposição", concluiu o mesmo responsável.
No quadro das atividades que a Parceria Portuguesa para a Água, irá dinamizar salienta-se a realização de um Business Fórum, no qual será apresenta e discutida a estratégia do Grupo de Trabalho da Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIP/Water) para o futuro e recolher inputs de representantes de PME Europeias no setor da Água. As linhas de trabalho para o próximo triénio serão igualmente discutidas. A sessão contará com testemunhos empresariais e com exemplos da forma como a rede de Parcerias pode apoiar as PME na área da inovação para a competitividade

 



 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.