08 / Dezembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

“Os Desafios da Regeneração Urbana” em debate na Ordem dos Arquitectos

09 de Setembro de 2014 às 11:34:53

tamanho da letra:

Agenda

"Os Desafios da Regeneração Urbana" é o tema do debate que, no dia 12 de setembro, vai trazer ao Auditório Nuno Teotónio Pereira, na sede da Ordem dos Arquitectos, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Rui Branco Cavaleiro para discutirem o "case study" arquitetónico que é a cidade de Viana do Castelo.

A cidade de Viana do Castelo tem conhecido nos últimos anos, um movimento urbano de regeneração em torno da recuperação de edifícios e da construção de novos projectos, que a colocou no mapa das cidades com incontornáveis mais-valias arquitetónicas.
A mudança atravessa os espaços públicos e edifícios privados e envolve tanto promotores privados como o promotor público, que é a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Esta dinâmica tem vindo a transformar a cidade, quer no centro urbano, quer na sua ligação ao rio e ao mar.
Alexandre Alves Costa e Rui Branco Cavaleiro são dois dos profissionais diretamente envolvidos neste processo. No debate agendado para o dia 12 de setembro na Ordem dos Arquitetos, Alves Costa vai contextualizar o caso de Viana, dando exemplos concretos de intervenções arquitetónicas relacionadas, designadamente, com a demolição do Prédio Coutinho e o realojamento dos respetivos moradores.
Rui Branco Cavaleiro, autor do projeto de reconversão da antiga Fábrica de Chocolate de Viana naquele que é atualmente conhecido como o Hotel do Chocolate, vai igualmente partilhar a sua experiência neste e noutros casos. O arquiteto participou ainda no plano de reabilitação do espaço ribeirinho da cidade.
A sessão, que será aberta pelo presidente da OASRS, Rui Alexandre, conta ainda com a participação do consultor Samuel Silva em representação do projeto "Fazer acontecer a regeneração urbana", promovido pela CIP.
A entrada no debate, que decorre a partir das 17H00, é livre.

Novas sessões a 19 e 26 de setembro

Refira-se que a sessão na OA é a primeira de três sobre o tema da Regeneração Urbana. Segue-se Viana do Castelo, a 19 de setembro, e o Porto, no dia 26 de setembro. As sessões, todas de entrada livre, antecipam o Fórum Sanitop, um evento bienal que durante dois dias promove uma reflexão alargada e uma exposição de equipamentos no âmbito da regeneração urbana.
Este ano, o Fórum vai decorrer nos dias 10 e 11 de outubro, no Pavilhão Multiusos desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura para a cidade de Viana do Castelo.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.