21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

APSEI promove primeiro Curso de Acessibilidade e Emergência em Edifícios na Tektónica

22 de Abril de 2014 às 15:29:12

tamanho da letra:

Agenda

A APSEI, Associação Portuguesa de Segurança vai promover a primeira edição do seu Curso de Acessibilidade e Emergência em Edifícios nos dias 8 e 9 de maio no recinto da feira de construção e obras públicas Tektónica, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

O curso pretende dotar os profissionais do setor dos conhecimentos necessários para gerir uma emergência e garantir a segurança de pessoas com mobilidade reduzida em situações de emergência nos edifícios.
Os formandos que participem nesta ação serão capazes de conhecer e identificar as limitações das pessoas de mobilidade condicionada no uso de edifícios em ambientes normais ou em situações de emergência com limitações na visibilidade e de aplicar técnicas para a adequada comunicação, abordagem, orientação e encaminhamento de pessoas em situações de evacuação.
“A segurança é um direito inalienável de todas as pessoas e, enquanto ocupantes dos edifícios, todos temos de estar protegidos. Para garantir esta universalidade é preciso ter em conta que existem pessoas com diferentes capacidades e que estão sujeitas a constrangimentos que podem dificultar a sua resposta em caso de emergência”, justifica Maria João Conde, secretária-geral da APSEI.
“Pessoas com limitações motoras, idosos ou invisuais são apenas alguns dos grupos com necessidades particulares em termos de segurança e que devem ser consideradas e todas as fases da conceção e gestão dos edifícios, desde o seu projeto arquitetónico até à sua exploração e utilização. Com este curso, a APSEI vem prestar ao mercado os conhecimentos necessários para garantir que os técnicos com responsabilidades na segurança em edifícios possam salvaguardar corretamente todos os seus ocupantes”, conclui a representante da APSEI.
A APSEI nasceu em 2005 e é o interlocutor institucional das empresas e profissionais de Segurança Eletrónica, Segurança no Trabalho e Proteção contra Incêndio que atuam em Portugal.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.