17 / Novembro / 2019

Domingo

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Universidade de Aveiro recebe ‘Jornadas Casa Passiva’

28 de Janeiro de 2014 às 10:47:31

tamanho da letra:

Agenda

A Universidade de Aveiro e a Associação Casa Passiva promovem as ‘Jornadas Casa Passiva’, que terão lugar no dia 8 de março, entre as 9h30 e as 19h00, no anfiteatro do departamento de Engenharia Mecânica.

A iniciativa é composta por um conjunto de palestras a cargo de diversos especialistas convidados, que ao longo do dia irão apresentar vários exemplos concretos da aplicação dos conceitos e boas práticas construtivas e dos consequentes ganhos de eficiência energética nos edifícios. Em debate e reflexão vão estar os conceitos PassivHaus, designadamente, os standards, os projetos, a construção, a monitorização e os exemplos práticos,
De acordo com Fernanda Rodrigues e Romeu da Silva Vicente, sócios fundadores da Associação Casa Passiva, “o conceito PassivHaus, após 22 anos da construção do primeiro conjunto de casas passivas e de mais de 40.000 edifícios construídos, continua a evoluir e a transformar a forma como concebemos, planeamos e construímos casas. A comunicação aberta entre os diversos profissionais e decisores na indústria da construção facilita a identificação de consensos e permite o desenvolvimento de estratégias para aumentar, continuadamente, a qualidade da construção. Com a realização destas jornadas pretendemos acrescentar valor, identificando e integrando as perspetivas dos estudantes, dos profissionais, das instituições, das empresas e de todos os atores relevantes para este mercado”.
Paralelamente está aberta a apresentação de trabalhos académicos através de um concurso ‘Call for Posters’, que visa a promoção, sensibilização e reflexão sobre as vantagens ambientais, económicas e sociais da adoção de boas práticas no domínio da eficiência energética e ambiental no setor da Construção. Pretende-se, desta forma, divulgar e partilhar estudos académicos e/ou trabalhos científicos através da apresentação de posters que se enquadrem numa das seguintes temáticas: Edifícios de balanço energético quase nulo; reabilitação energética de edifício; materiais e sistemas construtivos para a obtenção de edifícios de baixo impacte energético.
A entrada nas Jornadas é gratuita a todos os participantes que colaborarem com posters, mas sujeita a inscrição prévia, até dia 8 de fevereiro.
 


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.