13 / Dezembro / 2019

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Concreta 2013 aposta na internacionalização, na I&D e na regeneração urbana

21 de Outubro de 2013 às 11:13:00

tamanho da letra:

Agenda

De 23 a 26 de outubro, a Exponor recebe mais uma edição da Concreta – Feira Internacional da Construção para uma Regeneração Urbana Sustentável.

Na sua 26ª edição, o certame desenvolve-se, segundo a organização, em “três vertentes fulcrais: a internacionalização, a Investigação & Desenvolvimento (I&D) e inovação e a regeneração urbana e sustentabilidade.
No que toca à Internacionalização, a feira contará, pela primeira vez, com o ‘Portugal Meeting Point’, uma zona com várias atividades e valências e que funcionará como um “show room” de grandes dimensões.
A iniciativa visa ampliar o encontro entre as empresas e os visitantes internacionais. O projeto vai funcionar como uma plataforma para a internacionalização do setor da Construção e estará instalado num espaço de 5.000 m2. Projetado pelo atelier Impare Arquitetura, o Portugal Meeting Point disponibiliza um lounge para encontros e reuniões, um auditório para um conjunto de conferências promovidas pelas empresas aderentes e um espaço de divulgação de publicações nas áreas de arquitetura, design e construção.
Será ainda promovida uma ação de apoio social, dirigida à Associação “Sorriso da Rita”, uma instituição que tem como objetivo colmatar as falhas de ajudas técnicas essenciais à reabilitação da criança com paralisia cerebral. A iniciativa materializa-se numa Instalação com cerca de 2.000 tijolos que podem ser simbolicamente comprados pelos visitantes e cujo contributo reverterá para a referida Associação.

Fomentar a ligação entre empresas e universidades

Esta edição da Concreta, “aposta também fortemente na inovação e I&D, fomentando no seu recinto a ligação entre os empresários e as universidades para estimular o conhecimento e a adoção de técnicas e procedimentos inovadores”.
Por fim, “a regeneração urbana e sustentabilidade é outro dos temas em foco, numa altura em que na Europa os investimentos na reabilitação de edifícios já superam os montantes utilizados na construção de novas habitações” e – recuperando informação constante de um estudo realizado pela AECOPS, já em 2010- se quantificam em 200 mil milhões de euros a globalidade das carências existentes no País, em matéria de reabilitação e conservação do património edificado.
A regeneração urbana e sustentabilidade têm como exemplo prático o projeto de requalificação de um edifício devoluto na Rua da Reboleira, na zona histórica do Porto, que vai ser apresentado na feira. “Trata-se de um projeto-piloto do programa Arrebita Porto que exemplifica o potencial de aplicação de produtos de valor acrescentado que estão a ser desenvolvidos pelas empresas do Setor, concentrando um conjunto de sinergias que permitem satisfazer as necessidades de obra de uma forma eficaz e inovadora e, simultaneamente, assegurar um modelo de boas práticas no âmbito da reabilitação”, explica a Exponor.
Paralelamente, a Concreta acolhe, ainda, o ISCE-International Steel Construction Exhibition, organização da responsabilidade da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.
De salientar que a Concreta reserva os três primeiros dias para profissionais, sendo o dia 26 aberto ao público. O certame funciona entre as 10h00 e as 19h00.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.