10 / Dezembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Lisboa recebe cerimónia da entrega do Prémio Aga Khan para a Arquitetura

29 de Julho de 2013 às 11:38:24

tamanho da letra:

Agenda

No dia 6 de setembro de 2013, Lisboa vai estar no centro do mundo da arquitetura e do design, ao acolher a cerimónia da entrega do 12 º ciclo do Prémio Aga Khan para a Arquitetura.

O prémio, no valor de um milhão de dólares, destaca-se de outros prémios de arquitetura pela seleção de projetos - desde escolas com inovadoras estruturas de lama e bamboo aos mais modernos arranha-céus ecológicos – que exibem não só excelência arquitetónica, mas também um impacto positivo no nível geral da qualidade de vida das comunidades vizinhas.
“Os locais para a cerimónia de atribuição deste prémio são escolhidos com base na sua importância arquitetónica”, referiu Farrokh Derakshani, diretor do Prémio Aga Khan para a Arquitetura. “Entre outros fatores, na escolha de Lisboa, Portugal foi considerado um bom exemplo de uma sociedade pluralista, de uma sociedade que pode abraçar outras culturas, mantendo e preservando a sua. Foi também relevante a qualidade e prestígio dos arquitetos portugueses, reconhecidos e premiados internacionalmente”.
Para além da cerimónia de entrega do Prémio, que irá decorrer no Castelo de S. Jorge, serão ainda levados a cabo diversos eventos paralelos, por forma a incentivar um debate sobre as tendências da arquitetura contemporânea, na promoção da cultura Islâmica e, também, para chamar a atenção para as visões alternativas do meio edificado.
Os eventos incluem o lançamento de um selo exclusivo “Prémio Aga Khan para a Arquitetura”, desenvolvido em parceria com os CTT, um concerto dos Kronos Quartet, no dia 5 de setembro, no Mosteiro dos Jerónimos, e uma exposição no Castelo de S. Jorge, promovida pela Fundo Aga Khan para a Cultura (Aga Khan Trust for Culture) e Fundação Calouste Gulbenkian, de peças únicas ilustrando a influência Islâmica em Portugal.
Para os arquitetos, nacionais e internacionais, e para os interessados por arquitetura, está reservado um seminário internacional, no dia 7 de setembro, na Fundação Champalimaud, durante o qual vão ser apresentados os projetos nomeados.

Projetos nomeados

Os 20 nomeados variam desde uma moderna torre residencial ao renascimento de técnicas de construção tradicionais. Os projetos nomeados, selecionados por um painel independente de Júri, estão localizados no Afeganistão, Áustria, China, Índia, Indonésia, Irão, Líbano, Malásia, Marrocos, Palestina, Ruanda, África do Sul, Sri Lanka, Sudão, Síria e no Iémen.
O Prémio Aga Khan para Arquitetura, recorde-se, foi estabelecido pelo Aga Khan em 1977, para identificar e promover conceitos de construção que correspondam de forma eficaz às necessidades e aspirações de comunidades com uma significativa presença Muçulmana. O Prémio reconhece exemplos de excelência arquitetónica nos campos do design contemporâneo, habitação social, melhoria e desenvolvimento comunitário, preservação histórica, reutilização e conservação de espaços, assim como design paisagístico e melhoria do meio ambiente.

 

 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.