19 / Setembro / 2019

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Arquitetos lançam Concurso Internacional de Ideias para regeneração urbana do Quarteirão Aurifícia

04 de Julho de 2013 às 15:23:56

tamanho da letra:

Agenda

A Ordem dos Arquitectos - Seção Regional Norte lançou a 26 de junho de 2013 o Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia que tem como objetivo definir estratégias de regeneração urbana para o quarteirão delimitado pela Rua Álvares Cabral, Praça da República/ Rua Mártires da Liberdade, Rua dos Bragas e Rua de Cedofeita, e espaço público confinante.

Este concurso, que conta com os arquitetos Manuel Fernandes de Sá e Alberto Cuchí como comissários, pretende contribuir para a reflexão e debate em torno dos processos de regeneração urbana e o diálogo interdisciplinar, propondo estratégias operativas para esta área específica da cidade, na articulação entre o eixo da Boavista e da Baixa do Porto.
O local proposto a concurso, o quarteirão onde a Ordem dos Arquitectos - Seção Regional Norte (OASRN) possui um edifício, oferece condições únicas para se constituir como caso de estudo no âmbito da Reabilitação e Regeneração Urbana, pela localização central na cidade do Porto e potencial de dinamização do eixo Boavista-Baixa, pela riqueza intrínseca do seu edificado e excepcionalidade dos espaços interiores do quarteirão.
Os concorrentes são desafiados a apresentar ideias para a dinamização de novas formas de vivência e apropriação cívica da cidade e encorajar a localização de novas atividades, através da promoção da reativação de velhos usos e dinamização da fixação de novos empregos, tendo em consideração a requalificação do interior do quarteirão e do edificado existente.
Trata-se de um concurso de conceção, de arquitetura, sujeito ao anonimato dos trabalhos, aberto a arquitetos ou empresas de arquitetura habilitados ao exercício da profissão no país onde se encontram inscritos. Para o efeito, poderão ser constituídas equipas projetistas multidisciplinares, coordenadas pelo arquiteco autor do projeto ordenador.
Está prevista a atribuição de três prémios pecuniários de, respectivamente, 8.000 euros (1º Prémio), 5.000 euros (2º Prémio) e 3.000 euros (3º Prémio). O júri pode ainda propor a atribuição de menções honrosas de natureza não pecuniária.
O júri do concurso é constituído por sete elementos, sendo presidido por José Fernando Gonçalves. Integra ainda os comissários do concurso, acima referidos e os arquitetos Carlos Guimarães, Manuel Ribeiro (em representação da Câmara Municipal do Porto), Paula Silva (em representação da Direção Regional de Cultura do Norte), e a arquiteta paisagista Teresa Andresen.
O concurso decorre até a 18 de setembro de 2013, encontrando-se disponível todo o processo para download em micro-site próprio, acessível a partir das plataformas www.oasrn.org e www.norte41.org

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.