Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS
27 de Maio de 2013 por Lurdes Neto às 17:00:18
tamanho da letra:
No âmbito da celebração do seu 35º aniversário, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa organiza nos dias 20 e 21 de junho próximo o Primeiro Fórum Económico entre Portugal e os 22 Países da Liga dos Estados Árabes.
O Fórum visa estabelecer, conforme salienta em comunicado a CCIAP, “uma forte plataforma para a cooperação entre Portugal e os Países Árabes” que possibilite a “promoção do setor industrial português, bem como o aumento da competitividade das empresas portuguesas no Mercado Árabe”.
No primeiro dia do encontro, o plano de trabalhos inclui intervenções dos diversos convidados árabes e portugueses, que debaterão temas da atualidade económica. Já o segundo dia encontra-se reservado em exclusivo para “encontros bilaterais entre empresas portuguesas e empresas árabes, que poderão discutir as melhores formas para uma cooperação a médio e longo prazo”.
Segundo a organização, o Primeiro Fórum Económico Árabe-Português contará com a presença de altas entidades e instituições de relevo árabes, portuguesas e europeias (representantes da União Europeia com pelouros no Médio Oriente, no Golfo e Norte de África), bem como cerca de 300 empresas de todos os 22 Países da Liga dos Estados Árabes.
Ministro da Economia apoia iniciativa
A iniciativa, que perspetiva uma forte exposição de importantes setores da economia nacional, como é o caso da Construção e Infraestruturas, conta com o alto patrocínio do Presidente da República, com a colaboração do Ministério da Economia e Emprego e, ainda, com o apoio institucional da Liga dos Estados Árabes e da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, Federações e Câmaras de Comércio dos 22 países e respetivas Instituições de Investimento e foi oficialmente comunicada após a realização de um encontro em que estiveram presentes o ministro Álvaro Santos Pereira, o presidente da CCIAP, Ângelo Correia, e secretário geral e CEO da CCIAP, Allaoua Karim Bouabdellah, assim como os embaixadores árabes acreditados em Portugal. Na ocasião, Álvaro Santos Pereira declarou que “a reunião serviu para preparar o Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes mas também para dar a conhecer os vários incentivos ao investimento, por parte dos Países Árabes, bem como o programa de reformas que Portugal tem vindo a implementar e assim potenciar o investimento estrangeiro em Portugal.”
Reforçou ainda que “o governo tem fomentado relações com as economias árabes de uma forma bastante pronunciada nos últimos tempos”, revelando o resultado da visita oficial à Argélia no mês passado e que se traduziu na celebração de “contratos na ordem dos 4 mil milhões de euros”.
Mercado repleto de oportunidades
Com mais de 400 milhões de habitantes e potenciais consumidores, detentores de um poder aquisitivo, só de bens de equipamento e de consumo, que ultrapassa os 350 mil milhões de euros/ano, os países árabes detêm oportunidades ímpares para a internacionalização das empresas Portuguesas. No entanto, continua a haver necessidade de encontrar novas formas para melhorar as relações económicas entre os dois povos.
Nos últimos anos, Portugal duplicou as exportações para aquela zonas geográfica, que ultrapassam os mil milhões de euros, totalizando uma quota total de 10% das exportações nacionais.
Comentar este artigo
Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Segurança e Saúde na Construção em contexto de pandemia em foco no dia 28 de janeiro
25 de Janeiro de 2021
CENFIC promove ações de formação no âmbito da “Pintura de Construção Civil”
15 de Janeiro de 2021
Webinários “Construção XXI” regressam a 14 de janeiro
13 de Janeiro de 2021
“Cidade e Território Na e Pós Pandemia” em análise no dia 12 de janeiro
06 de Janeiro de 2021
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010
Câmara de Montalegre beneficia estradas
28 de Julho de 2010
Metro de Coimbra com 11 propostas a concurso
16 de Março de 2010
Estradas de Portugal abre dois concursos
30 de Dezembro de 2010
São Vicente lança concurso para novas obras
17 de Junho de 2010
Seminário ensina a preparar candidaturas a procedimentos internacionais
27 de Janeiro de 2012
Desempenho energético dos edifícios em conferência no dia 22 de Novembro
16 de Novembro de 2011