10 / Dezembro / 2019

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

4º Encontro de Autarcas analisa Cidades Eficientes: uma Nova Gestão para uma Nova Economia

17 de Abril de 2013 por Lurdes Neto às 16:46:23

tamanho da letra:

Agenda

Integrado na 9ª UrbaVerde – Fórum das Cidades Sustentáveis, realiza-se no próximo dia 9 de maio o 4º Encontro de Autarcas, este ano com enfoque nas temáticas que dão corpo à gestão que se quer para as cidades do futuro.

Eficiência, num quadro em que o atual modelo económico está esgotado, e sustentabilidade são as palavras-chave num contexto mais vasto em análise e que passa pela a reforma da administração local em curso pelo Governo, o financiamento disponível no âmbito do quadro de apoio da Comissão Europeia (QREN), o caminho a percorrer rumo às Cidades Inteligentes e pela aposta num modelo de gestão autárquico com base na eficiência energética e hídrica.
Ainda neste encontro haverá espaço para se fazer o ponto de situação de importantes peças da política nacional, como o Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água, o Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energético e o Programa Eco.AP, que influem na gestão autárquica e representam uma oportunidade de negócio para empresas que também atuam na gestão das cidades.

No encontro participam oradores que irão abordar as questões fulcrais para as Cidades Eficientes: uma Nova Gestão para uma Nova Economia.
Um dos temas em discussão, em mesa redonda, será Inteligência Urbana – a Tecnologia ao Serviço da Eficiência dos Espaços e dos Organismos Públicos, apresentada por Gonçalo Marques de Oliveira, diretor de Consultoria Empresarial e Gestão do Segmento da Portugal Telecom.
O painel seguinte será dedicado ao tema Da Energia à Água: os Novos Desafios de Sustentabilidade Urbana que conta, entre outras, com a apresentação Mudanças no Modelo de Negócio da Energia – o Salto para a Prestação de Serviços de Eficiência, por António Coutinho, administrador da EDP Comercial.
A parte da tarde inicia com a comunicação sobre Políticas de Eficiência: Prioridades e Financiamento, a cargo da Secretaria de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional.
Segue-se o painel sobre o Financiamento para a Eficiência. Perspetivas de Financiamentos para a Eficiência de Recursos no Quadro Europeu, apresentado por Paulo Areosa Feio, coordenador do Observatório do QREN, será um dos temas em debate.
Por último, Jorge Pessoa, diretor da Sonae - Direção de Expansão e Desenvolvimento, irá apresentar Edifício Sonae Maia Business Center – a Eco-Eficiência desde o Projeto, no âmbito do painel subordinado ao tema Cidades Inteligentes: Das Ideias aos Projetos no Terreno.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.