28 / Setembro / 2020

Segunda

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Acontecimentos em agenda ver todas os artigos desta secção

Especialistas debatem reabilitação urbana em seminário da Recer

11 de Outubro de 2010 às 17:21:21

tamanho da letra:

Agenda

“MORE – mais reabilitação, cidades mais vivas” é o tema do seminário que a Recer vai realizar no próximo dia 26 de Outubro e que vai juntar especialistas do Sector para analisarem o tema da reabilitação e renovação urbana e do património edificado.

O evento, que tem lugar no Centro Cultural de Belém, conta com as participações, entre outros, do presidente da AECOPS, Ricardo Pedrosa Gomes, do vice-presidente e vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, bem como do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, e do presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia.
Durante o seminário serão analisadas as perspectivas de futuro, “em diferentes ópticas institucionais através dos representantes dos agentes do Sector, enquadrados pelos novos desafios para a reabilitação nas cidades de Lisboa e Porto”.
A sessão de abertura está a cargo de Antero Calvo, presidente do Conselho de Administração da Recer, seguindo-se um painel dedicado aos “Desafios de Futuro – Reabilitação das cidades e desenvolvimento económico” que contará com as intervenções de Ricardo Pedrosa Gomes, presidente da AECOPS, João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitectos, e de Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros.
“Olhar o passado para ver o futuro” será o mote para um debate moderado por José Gomes Ferreira, sub-director de informação da SIC, após o qual se seguirá a intervenção de Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara de Lisboa e vereador do Urbanismo, que se irá debruçar sobre a “Lisboa antiga, Lisboa nova”.
Durante a manhã será ainda apresentada a experiência do arquitecto Manuel Correia Fernandes na reabilitação da cidade do Porto.
Nesta sessão, pretende-se ainda identificar as novas oportunidades de negócio que resultam da aposta na reabilitação urbana.
Este seminário, salienta a Recer, “visa contribuir para uma reflexão abrangente sobre a temática da reabilitação urbana nas suas diferentes perspectivas – económica, técnica e política”.
No comunicado de imprensa, a Recer salienta que Portugal “é um dos países com mais baixo investimento na reabilitação de edifícios residenciais, uma realidade muito distinta de países como a Alemanha, a Itália e a França”. “Esta realidade traduz-se numa profunda degradação do parque edificado das zonas metropolitanas e no decorrente fenómeno da desvitalização urbana”, acrescenta.
Neste sentido, refere a Recer, “trata-se de uma evidente necessidade e oportunidade num mercado em que estamos fortemente empenhados”.
Os interessados em consultar o programa e formulário de inscrição poderão fazê-lo em http://more.recer.pt/pt

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.