08 / Abril / 2020

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Noticia ver todas os artigos desta secção

Instituto da Construção apoia os desafios modernização da indústria da construção e apresenta resultados do Projeto TransSMART

17 de Dezembro de 2019 às 15:42:13

tamanho da letra:

A Conferência do Projeto TransSMART - Ambiente Construído Inteligente, desenvolvido pelo Instituto da Construção - IC, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que teve lugar no início do mês de dezembro, foi aproveitada para apresentar os seus resultados e o conjunto das ações desenvolvidas no seu contexto.

Com esta iniciativa, o Projeto TransSMART terminou a fase de financiamento deste programa. Contudo, “o objetivo é continuar a desenvolver e a consolidar os conhecimentos e a trabalhar junto dos parceiros do Instituto da Construção”, destacou, na sua intervenção, Humberto Varum, Professor da FEUP e presidente da Direção do IC.
O responsável destacou que o IC desenvolveu uma reflexão interna (nos anos 2015/16), que apontou para a importância de responder “a todos os desafios que o setor da Construção apresenta”. Foi com este pressuposto que foi criado um plano estratégico, o IC 2020, constituído por um conjunto de eixos de ação, que vão desde a consultadoria, formação, desenvolvimento e apoio a projetos, ao empreendedorismo na indústria da Construção.
Foi deste contexto que surgiu o TransSMART, um “projeto agregador do IC, que se destina a identificar e a implementar junto dos agentes da Construção um conjunto de ações que permitam contribuir, através da utilização de tecnologia e conhecimento, para um ambiente construído inteligente, ecológico e sustentável”.

Site com repositório de imagens e base de dados

O TransSMART tem agora disponível um site onde se encontram alguns dos resultados do projeto. Destaca-se, em primeiro lugar, um Fórum Tecnológico, onde são apresentadas tecnologias/metodologias/ações, referindo o seu contributo para a digitalização da fileira da Construção e para a implementação de um ambiente construído inteligente. Os níveis de maturidade são distintos e dependem do tipo de interveniente.
De acordo com Pedro Mêda, “constituem-se como propostas de implementação imediata ou diretrizes para desenvolvimentos futuros”. Um outro resultado é a PIC, uma base de dados de repositório de imagens com catalogação técnica, agrupadas por tipo de construção, elementos construtivos, tipos de danos, elementos construtivos estruturais e não estruturais, materiais e intervenções. De acordo com João Paulo Miranda Guedes,“era algo que vinha a ser pensado e agora tivemos oportunidade de avançar com esta iniciativa”.
A conferência contou também com a apresentação de algumas das “ações” que constam do Fórum Tecnológico do TransSMART, como é o caso da “Digitalização de existências”, que foi apresentada por Rui Costa e que se carateriza como o cadastro ou a informação de base necessária para transformar edifícios existentes num edifício inteligente.
Outra ação, “Riscos do património cultural”, apresentada por Rui Figueiredo, destacou as “preocupações crescentes com a gestão e redução do risco de catástrofes do património cultural”.
O evento contou ainda com a participação das várias entidades parceiras do Instituto da Construção e que partilharam as suas experiências e visões sobre os desafios que apresenta o setor da Construção em termos do ambiente construído inteligente. Foram elas a MatosinhosHabit, a Fundação Côa Parque, a APCMC – Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção, a Parque Escolar, e a Ubiwhere.
Com o tema, “Digital Transformationchallenges of the European Construction Sector”, Flavio Bono, do JRC- Joint Research Centre da Comissão Europeia e líder do projeto Smartbuild, mostrou quais são os desafios da implementação dos Digital Twin ao nível do ambiente construído.
O TransSMART é um projeto cofinanciado pelo Compete, Portugal 2020 e FEDER, POCI-C6-2016-17.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.