16 / Abril / 2021

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Regime de suspensão de prazos judiciais e retoma de contagem de prazos administrativos

07 de Abril de 2021 às 15:57:47

tamanho da letra:

Legislação

O regime de suspensão de prazos processuais e procedimentais adotado no âmbito da pandemia da doença COVID-19 que vigorava desde 22 de janeiro cessou no passado dia 6 de abril.

Por força da Lei n.º 13-B/2021, de 5 de abril, que altera a Lei n.º 1-A/2020, de 19 de março, foi aprovado um novo regime processual excecional e transitório para as diligências a realizar no âmbito dos processos em curso. 
Assim, regressa a regra da realização presencial dos atos em tribunal, embora com a possibilidade, mediante certas condições, de uso de meios de comunicação à distância adequados, nomeadamente teleconferência, videochamada ou outro equivalente.
Quanto aos prazos processuais retoma-se a sua contagem, salvo algumas exceções relacionadas com despejos e insolvência, cujos processos verão interrompida a contagem dos prazos de prescrição e caducidade.
O diploma dispõe ainda sobre os efeitos da cessação do regime de suspensão sobre a retoma da contagem dos prazos administrativos que se encontravam suspensos ao abrigo do regime que agora terminou






Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.