10 / Abril / 2020

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Procedimentos a adotar pelas entidades obrigadas no cumprimento do dever de identificação e diligência

07 de Fevereiro de 2020 às 17:05:47

tamanho da letra:

Legislação

O IMPIC divulgou dois modelos tipo de questionário, para o cumprimento do dever de identificação e diligência previsto na lei, no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

Os dois modelos, que variam consoante o interveniente seja pessoa singular ou coletiva, foram divulgados com a Orientação Genérica N.º 1/IMPIC/2020, de 3 de fevereiro, sobre os procedimentos a adotar pelas entidades obrigadas ao cumprimento do dever de identificação e diligência no âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, designadamente, as entidades que exerçam atividades imobiliárias em território nacional.
O IMPIC esclarece que os modelos de questionário em referência são meramente informativos, podendo e devendo ser adaptados à realidade de cada entidade e perfil de cliente que possuem ou, ainda, ser adotados outros instrumentos que permitam a recolha de informação junto dos intervenientes ou representantes dos mesmos nos negócios, de modo a cumprir com o estabelecido na legislação. Os referidos modelos são completados com anexos relativos aos documentos a apresentar relativamente aos elementos recolhidos e às definições a ter presente para efeito dos questionários.
Salienta-se que, de acordo com informação divulgada pelo IMPIC, o Instituto vai “iniciar neste ano auditorias com vista à aferição dos procedimentos previstos na lei e no regulamento” sobre combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.



Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.