25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Estado vai ter catálogo online de fornecedores

28 de Setembro de 2018 às 12:19:09

tamanho da letra:

Legislação

No âmbito do Programa Simplex+, foi criado o Portal Nacional de Fornecedores do Estado, que se aplica aos procedimentos de formação e à execução e contratos públicos iniciados após 1 de janeiro de 2019.

O Portal Nacional de Fornecedores do Estado foi criado pelo Decreto-Lei nº 72/2018, de 12 de setembro, e consiste num sistema online que visa, mediante recurso a meios digitais, simplificar e agilizar os procedimentos de verificação e comprovação da inexistência de impedimentos à contratação previstos no Código dos Contratos Públicos por parte dos fornecedores, bem como da sua situação contributiva para efeitos de pagamentos em fase de execução contratual.
O sistema reúne assim informação sobre os fornecedores que nele se queiram registar, mediante o seu consentimento, no que respeita à sua situação perante o fisco à segurança social, bem como dados do registo criminal dos respetivos administradores e gerentes.
Os fornecedores registados no Portal deixam, pois, de ter que entregar os documentos que comprovam a regularidade da sua situação fiscal, contributiva e criminal para efeitos de celebração de contratos com entidades públicas e recebimentos, passando a entidade pública a ter acesso pela internet a tal informação.
A concretização e posterior gestão do Portal, que vai dispor de um catálogo de fornecedores do Estado organizado por tipo de bens, de serviços e de obras, compete ao IMPIC, Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.