21 / Junho / 2018

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Legislação ver todas os artigos desta secção

Portagens mais baixas em cinco autoestradas a partir de agosto

20 de Julho de 2016 às 14:38:34

tamanho da letra:

Legislação

A partir do dia 1 de agosto, os veículos que circulem em algumas autoestradas, maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve, vão beneficiar de um desconto de 15% no valor das portagens.

Segundo a Portaria n.º 196/2016, de 20 de julho, que entra em vigor a 1 de agosto, os descontos serão aplicáveis nas portagens das autoestradas A23 Torres Novas - Guarda, A22 (Lagos - Vila Real de Santo António) e A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves.
Os descontos estendem-se à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto, esclarece o Governo, que aponta critérios de convergência económica e coesão territorial para justificar os descontos agora decididos.
Abrangida é também a A25 entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.
O ministério do Planeamento e das Infraestruturas anuncia o alargamento horário e de descontos especiais a veículos pesados de mercadorias nas referidas autoestradas, para "mitigar os efeitos das portagens na atividade económica e exportações e concretamente nos custos do transporte de mercadorias".
O regime em vigor desde 2012 de descontos adicionais de 10% no período diurno e 25% em período noturno e fim-de-semana para os pesados de mercadorias passa para 15% e 30%, respetivamente e é alargado à autoestrada A4 e Túnel do Marão.
 O período noturno também é alargado, em mais duas horas, tendo sido fixado entre as 20h00m e as 07h59m, quando até aqui a sua duração estava fixada entre as 21h00m e as 07h00m.


 

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.