25 / Abril / 2024

Quinta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Economia ver todas os artigos desta secção

Construção mantém evolução globalmente positiva

04 de Agosto de 2021 às 11:56:52

tamanho da letra:

Economia

O setor da Construção registou, nos primeiros cinco meses do ano, um comportamento globalmente positivo, com aumentos na procura, no crédito e na avaliação bancária da habitação, e com um crescimento da celebração de contratos de obras públicas, pese embora uma diminuição do valor dos concursos lançados.

De acordo com a mais recente análise de conjuntura do Setor, de janeiro a maio de 2021, “ocorreu um aumento da procura dirigida ao segmento da construção e reabilitação de edifícios, com as licenças de construção (…) a registarem um crescimento de 18,7% em termos homólogos”, com variações de “19,3% nas construções novas e de 17,0% nas obras de reabilitação (…)”. Quanto às licenças emitidas para construção de fogos em construções novas, em número de 11.800, foi apurado um aumento de 15,4%.
Por outro lado, nesse período, a concessão de crédito à habitação pelas instituições financeiras atingiu um montante médio mensal de 1.177 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 30,5% face aos mesmos meses do ano anterior. Por sua vez, no mês de junho, a avaliação bancária na habitação manteve a trajetória de valorização, com um aumento homólogo de 8,6%, para 1.215€/m2, valor que corresponde a um novo máximo histórico.
No segmento de engenharia civil, e já considerando dados relativos o primeiro semestre de 2021, o montante de concursos de obras públicas lançados totalizou cerca de 2.203 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 17,7%, face aos 2.678 milhões promovidos em igual período do ano anterior. Por outro lado, relativamente às empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base, verifica-se que estas atingiram um volume de 1.867,4 milhões de euros, o que traduz um aumento de 68,1%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.