04 / Agosto / 2020

Terça

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Economia ver todas os artigos desta secção

Venda de fogos novos e usados abranda em 2019

18 de Maio de 2020 às 17:16:16

tamanho da letra:

Economia

O ano de 2019 ficou marcado pela desaceleração das vendas no mercado da habitação nova e, também, pelo abrandamento das transações dos fogos em segunda mão, revela o relatório “Os números do Mercado Imobiliário Residencial em 2019”.

De acordo com a análise da AECOPS e da AICCOPN ao comportamento do mercado imobiliário residencial em 2019, o ritmo de crescimento do mercado residencial novo, em expansão desde 2016, desacelerou, sobretudo no que diz respeito ao número dos alojamentos vendidos.  
Também o aumento das vendas de fogos usados terá abrandado, comparativamente aos pronunciados níveis de crescimento registados desde 2012, com reflexo na evolução dos preços de venda, que também cresceram menos do que nos dois últimos anos.  
Mesmo assim, o segmento das casas em segunda mão continua a sobrepor-se ao da habitação nova: se, em 2010, o número desses fogos vendidos correspondia a 64% do total do mercado e a 54% do valor, em 2019 esses rácios aumentaram, respetivamente, para 85% e 81%. 
Por fim, verifica-se que, no período em análise, o mercado imobiliário evoluiu positivamente em todas as regiões do País, não obstante a liderança da região Centro, com um crescimento de 18,1% nas transações de fogos.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.