21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Economia ver todas os artigos desta secção

Mercado imobiliário continua em crescendo

16 de Julho de 2019 às 14:47:21

tamanho da letra:

Economia

Mais de 43,8 mil fogos residenciais foram transacionados no 1º trimestre de 2019, envolvendo um valor da ordem dos 6,1 mil milhões de euros, o que traduz aumentos homólogos de 8% e 13, respetivamente.

Ao longo do primeiro trimestre de 2019 e analisando de forma agregada o comportamento das vendas de alojamentos novos e usados, foram transacionados mais de 43,8 mil fogos totalizando 6,1 mil milhões de euros, com o valor médio por transação a atingir os 140 mil euros.
“O desempenho do conjunto do mercado imobiliário residencial durante o primeiro trimestre de 2019 foi claramente favorável, tendo as vendas totais aumentado 8,0% em número, 13,0% em valor e o preço médio 4,8% face a igual período de 2018”, refere a AECOPS na sua análise-síntese do comportamento do mercado imobiliário residencial no primeiro trimestre de 2019, dando nota da evolução das vendas de alojamentos novos e em segunda mão.
Mesmo com o mercado a recuperar intensamente nos cinco últimos anos, sempre com taxas de crescimento anuais iguais ou superiores a 15% em termos de valor transacionado, “o nível das vendas atingido ao longo do primeiro trimestre de 2019 foi o mais elevado dos observados no primeiro trimestre dos últimos onze anos”, destaca a AECOPS.
Em termos de repartição dos fogos transacionados, entre “novos” e “já existentes”, mantém-se a preponderância dos fogos “já existentes”, os quais representaram 81% em termos de valor e 85% em termos de número do total transacionado no 1º trimestre de 2019, sendo que o valor médio por transação atingiu os 132 mil € no caso dos fogos “já existentes” e 182 mil € no caso dos fogos “novos”.  
Em síntese, “as transações de fogos em segunda mão mantêm-se, assim, como motor do dinamismo revelado pelo mercado imobiliário residencial”.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.