21 / Agosto / 2019

Quarta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Economia ver todas os artigos desta secção

Financiamento à Construção recua a valores de 2004

11 de Setembro de 2013 às 15:26:07

tamanho da letra:

Economia

Em junho de 2013, o saldo do crédito concedido às empresas de construção era inferior a 19 mil milhões de euros, o que, de acordo com a análise de conjuntura da FEPICOP-Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas relativa ao mês de agosto, traduz um recuo para níveis de julho de 2004.

Também o número de trabalhadores da construção tem vindo a diminuir, regressando a valores apenas observados na década de 90 do século passado.
No segundo trimestre do ano, o Inquérito ao Emprego apurou 301,9 mil trabalhadores no setor da Construção, o que reflete uma destruição de 11,2 mil postos de trabalho face ao trimestre anterior e uma diminuição de 72,6 mil relativamente há um ano atrás.
Para o futuro, as perspetivas de evolução do Setor de que faz eco o documento da FEPICOP permanecem sombrias, com os indicadores que antecipam a evolução futura da produção a manterem um perfil negativo.
Assim, enquanto o licenciamento habitacional sofreu reduções homólogas assinaláveis durante o primeiro semestre de 2013, com quebras de 35,6% na área licenciada e de 40% no número de fogos licenciados, os dados do licenciamento para construção de edifícios não residenciais registaram variações de -16,4%.
Já as adjudicações de concursos públicos, indicador que espelha a evolução do investimento público, registaram uma quebra homóloga de 25% em valor durante os primeiros sete meses de 2013.
Deste modo e com todas as componentes da procura dirigida à Construção a manterem-se em declínio, o Setor continuará a defrontar-se com fortes dificuldades, refletidas no forte ajustamento que o tecido empresarial tem vindo a sofrer e que tem vindo a traduzir-se, entre outras situações, no elevado número de insolvências registadas na construção: 764 empresas até meados de agosto, quase 20% do total de insolvências registadas em Portugal nos meses já decorridos de 2013.

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.