24 / Agosto / 2019

Sábado

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Economia ver todas os artigos desta secção

Construção perde mais 11 mil trabalhadores em apenas três meses

08 de Agosto de 2013 às 14:45:50

tamanho da letra:

Economia

Enquanto a taxa de desemprego em Portugal registou a primeira descida dos últimos dois anos, o setor da Construção continuou a perder uma elevada quantidade de trabalhadores.

De acordo com os dados agora divulgados pelo INE-Instituto Nacional de Estatística, a situação na Construção voltou a agravar-se no 2º trimestre deste ano, tendo o número de trabalhadores no Setor diminuído 19,4% em termos homólogos.
Esta quebra traduziu-se na destruição de cerca de 73 mil postos de trabalho e numa redução do peso da atividade no emprego total, que passou de 8,0%, no conjunto dos meses de abril, maio e julho de 2012, para 6,7% em igual período deste ano.
Em comparação com o primeiro trimestre de 2013, altura em que o Setor empregava 313 mil trabalhadores, perderam-se à volta de 11 mil postos de trabalho.

Desemprego total

Os números do emprego na Construção contrastam com os registados a nível geral, segundo os quais a taxa de desemprego em Portugal desceu, no 2º trimestre deste ano, pela primeira vez nos últimos dois anos. Ainda assim, o desemprego continuou bem acima dos níveis registados no mesmo período do ano passado.
Segundo os resultados do Inquérito ao Emprego do INE, de abril a junho, o desemprego fixou-se nos 16,4%, 1,3 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior, mas mais 1,4 pontos percentuais do que no mesmo período de 2012.
A população desempregada foi de 886 mil pessoas, o que, representando um aumento homólogo de 7,1%, traduz uma diminuição de 7,0% face ao trimestre anterior (mais 59,1 mil e menos 66,2 mil pessoas, respetivamente).
Já a população empregada foi de 4,5 milhões de pessoas, o que traduz uma diminuição homóloga de 3,9% e um aumento trimestral de 1,6% (menos 182,6 mil e mais 72,4 mil pessoas, respetivamente).

Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.